Carlos Sá
“Gostava de bater o recorde da Badwater”

Famosos

Carlos Sá venceu
a ultramaratona do Vale
da Morte, nos EUA

Qui, 01/08/2013 - 23:00

"De todas as provas que fiz até hoje, considero a Badwater a mais extrema”, diz Carlos Sá, de 39 anos, que venceu recentemente a mítica ultramaratona, que atravessa o Vale da Morte, nos Estados Unidos, ao correr 217 quilómetros em 24 horas, 38 minutos e 16 segundos. O atleta, natural de Barcelos, recorda a dureza da prova e os principais receios que teve.

“Não sabia se conseguiria, ou não, ultrapassar a capacidade psicológica de correr aquelas retas infindáveis de 30, 40 ou 50 quilómetros, que ao fim de três horas a correr parece que estamos no mesmo sítio. O calor extremo, não só de ambiente, mas a nível do solo era preocupante porque aquecem demasiado as sapatilhas e podia ganhar bolhas. E depois a alimentação. O corpo está a precisar de ser arrefecido constantemente, o sangue está concentrado para fazer mexer os músculos e no aparelho digestivo há um fluxo nulo, o que torna a ingestão e digestão dos alimentos muito difícil”, relembra o ultramaratonista, que enfrentou uma temperatura de 50 graus.

O calor do alcatrão era ainda mais intenso. “Setenta e seis graus foi o registo da organização”, relembra. Carlos teve de lutar contra o calor da melhor forma possível. “Não conseguia correr mais de dois quilómetros sem ser banhado com água fria para fazer o arrefecimento do corpo.”

O esforço foi recompensado com a vitória e Carlos Sá equaciona voltar a tentar a sua sorte. “Quem sabe, voltar a fazer a Badwater e tentar fazê- la ainda mais rápido. Se tiver sorte com as condições climatéricas, que este ano estavam terríveis, gostava de voltar a tentar vencer e bater o recorde da prova. São ingredientes que nos motivam a voltar a passar por este processo novamente, num ambiente que é muito hostil.”

O recorde é, atualmente, de 22 horas, 51 minutos e 29 segundos. Carlos Sá está já em estágio em Chamonix e no dia 30 de agosto volta a desafiar os limites da resistência no Ultra Trail do Monte Branco.

Texto: Helena Magna Costa; Fotos: Reuters e Bruno Peres; Produção: Elisabete Guerreiro; Cabelo e maquilhagem: Vanda Pimentel com produtos Maybelline e L'Oréal Professionnel

Siga a Revista VIP no Instagram