Jogos Olímpicos
Gonçalo Carvalho e Rubi já estão em Londres

Famosos

Jogos Olímpicos

Sáb, 21/07/2012 - 23:00

O cavaleiro Gonçalo Carvalho e o puro-sangue lusitano Rubi são a dupla que representa Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, na modalidade de ensino. A dressage ou adestramento é uma das três modalidades equestres olímpicas, reguladas pela Federação Equestre Internacional. A equipa promete “dar o melhor”. “Espero, acima de tudo, conseguir o melhor resultado e a melhor prestação possível”, diz o cavaleiro à VIP, realçando que estar nos Jogos Olímpicos “é sem dúvida a concretização de um sonho, o objetivo de qualquer atleta de alta competição e a recompensa de uma dedicação total”.

Gonçalo Carvalho iniciou-se no mundo da equitação pela mão do avô, Abel Carvalho, que foi durante muito tempo o braço-direito do mestre Nuno Oliveira. Sabe montar a cavalo desde que se lembra, mas teve de interromper a prática de equitação na infância devido a crises de asma. Às escondidas dos pais, já na adolescência, não resistiu à tentação da sua voz interior. O encontro com Rubi fez-lhe perceber que o ensino é a sua vocação. Pouco depois de entrar na Escola Portuguesa de Arte Equestre, há uma década, Gonçalo escolheu Rubi, entre dois poldros, para começar a praticar. Um ano depois, tinha Rubi seis anos, começaram a participar juntos em provas. A cumplicidade entre ambos foi aumentando e Gonçalo sente obviamente uma ligação ímpar com o garanhão. “O Rubi é um cavalo muito dócil, com um espírito de sacrifício muito grande e é capaz de atingir níveis de concentração ótimos”, diz Gonçalo, acrescentando: “Mas é muito simpático, é um gentleman, nunca relincha a ninguém e toda a gente gosta muito dele.” Dez anos depois, o cavaleiro não podia estar mais satisfeito com as vitórias alcançadas. “Percebi que ele tinha muito potencial para esta modalidade, que eu nunca tinha pensado observar. Hoje em dia estou muito orgulhoso do que conseguimos fazer, atingimos uma média de 73%, algo que nunca algum lusitano conseguiu. Isto é ótimo para dar a conhecer o puro-sangue lusitano”, realça.

Ao longo dos últimos anos, têm-se destacado em inúmeras provas internacionais e estão entre os 30 melhores do mundo. Em 2010, o atleta conseguiu alcançar uma das metas mais desejadas ao participar nos Jogos Equestres Mundiais (WEG), em Kentucky, Estados Unidos. Para além disso, tem desenvolvido, por conta própria, atividade como cavaleiro de ensino e equitador, ensinando cavalos e cavaleiros. Gonçalo, de 30 anos, e o seu puro-sangue, de 14, já partiram para os Jogos Olímpicos de Londres, onde disputarão, no próximo dia 2 ou 3 de agosto, a primeira prova, participando depois em mais duas se tiverem uma boa qualificação.

Atentos à sua prestação e a torcer por um bom desempenho estarão a mulher, Carmen Rito, e o filho, Guilherme, de três anos. “Claro que ficámos muito felizes, foram muitos anos a lutar para este sonho se realizar”, diz Carmen, realçando: “Sempre que posso acompanho-o e agora também iremos, dia 1 de agosto, para lhe dar alguma força. O Gui adora cavalos e gosta de dar cenouras ao Rubi.” O objetivo é, pelo menos, manter o lugar entre os 30 melhores do mundo e obter percentagens na ordem dos 70%. “Se não passar à última fase, vou igualmente contente para casa porque estaremos a competir com cavalos de sangue quente, do Norte da Europa, que podem valer 15 milhões de euros”, explica o atleta.

Quanto a Rubi, foi comprado por 120 000 euros, que permitiu pagar ordenados à Coudelaria de Alter Real. Atualmente, devido à sua prestação, o garanhão já se consegue “autossustentar”. Cada palheta de sémen do puro-sangue vale atualmente 2000 euros, sendo que, para cada inseminação artificial, são vendidas três palhetas. No ano passado, rendeu cerca de 80 000 euros, conseguindo cobrir todos os custos. A procura tem vindo essencialmente do Brasil, que está a criar uma nova raça de puro-sangue lusitano do outro lado do Atlântico.

Texto: Elizabete Agostinho; Fotos: Luís Baltazar; Produção: Manuel Medeiro; Maquilhagem e cabelos: Vanda Pimentel com produtos Maybelline e L’Oréal Professionnel

Siga a Revista VIP no Instagram