Nacional

Fotos
Portugal despede-se de Mário Soares

O último adeus “ao pai da democracia nacional”, que foi sepultado esta terça-feira no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa

Foi o dia da última despedida, do último adeus, de Portugal a Mário Soares. Milhares de pessoas prestaram, esta terça-feira, a última homenagem ao "pai da democracia nacional", numa cerimónia muito emotiva, carregada de significado. Depois, Mário Soares foi sepultado no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, num momento íntimo para a família.

O dia começou com uma cerimónia solene no Mosteiro dos Jerónimos, onde o corpo esteve em câmara ardente, com a presença de inúmeras individualidades. Depois, a urna percorreu as ruas de Lisboa em cortejo fúnebre em direção ao cemitério, com paragem no Palácio de Belém e na Assembleia da República. Passou ainda pela Fundação Mário Soares e pela sede do Partido Socialista num percurso simbólico, que foi seguido por milhares de populares, que atiraram flores [nomeadamente cravos vermelhos, o símbolo da liberdade] e gritaram os slogans “Soares é fixe” e “Soares amigo, o povo está contigo”. O povo, com um “banho de multidão”, voltou assim a estar com Mário Soares.

O cortejo fúnebre terminou no Cemitério dos Prazeres, ao som de aplausos. A urna com o corpo de Mário Soares foi depois sepultada no jazigo da família.

 

Fotos: Jorge Firmino, Nuno Moreira, Marco Fonseca, Filipe Brito e Zito Colaço

 

Veja também:

-"Em nome de Portugal, de todo o Portugal, obrigado Mário Soares"

-Filha de Mário Soares emociona-se durante discurso

-Recorde a vida de Mário Soares

-As cartas de amor de Maria Barroso para Mário Soares

top Nacional