Figuras Públicas
Prestam homenagem a Fernando Ávila

Multimédia

O realizador de “Conta-me como foi” morreu vítima de cancro

Dom, 17/01/2016 - 20:18

Fernando Ávila morreu este sábado, dia 16 de janeiro, aos 61 anos, vítima de cancro. Nas redes sociais vários famosos deixaram mensagens dedicadas ao realizador.

Nuno Markl: #Que dias estes. Mais uma perda terrível. O Ávila marcou-me antes de trabalhar com ele – quando eu, jovem fã de comédia, lhe vi o trabalho de realizador de Crime na Pensão Estrelinha, do Herman, e percebi o quão brilhante podia ser um realizador de comédia televisiva. Depois, quase por acidente, ele aparece-me como realizador destacado para O Homem Que Mordeu o Cão TV, na TVI. Uma sorte grande. Não é todos os dias que se apanha, neste país, um realizador de televisão com a perfeita sensibilidade de apontar a câmara para o sítio certo para uma piada respirar e viver. Adorei cada momento de trabalho com ele e passei os anos seguintes a encontrá-lo e a trocar com ele a mesma frase, sincera por parte dos dois: “Temos de voltar a trabalhar juntos em qualquer coisa!”. 

Não aconteceu, mas o trabalho que fizemos elevou-me a fasquia do que é trabalhar em televisão. Tornou-me mais chato e exigente num meio tantas vezes dominado pela lógica “para-quem-é-bacalhau-basta / vamos-mas-é-almoçar-que-isso-está-bom”. Estarei sempre grato ao Ávila por isso. E com pena de não termos voltado a trabalhar juntos em qualquer coisa.”

Manuel Marques: “Caro Mestre Fernando Ávila.Obrigado pela Amizade, pelos concelhos, pelos ensinamentos… Obrigado pelas conversas de Viagens, de Cinema, de Música, de Arquitectura… Obrigado pelas histórias. Até Sempre Senhor Realizador”

Eduardo Madeira: “Fernando Ávila 1955-2016. Há uns 15 anos conheci o Fernando nos corredores da Valentim num programa onde os Cebola Mol iam participar. A partir daí aturou-me muitas (Estado de Graça, Domingo Especial, DDT), mas fez de mim um actor muito melhor. Ávila, aí onde estás agora realiza uma coisa qualquer para depois a malta ver quando for ter contigo. Adeus my friend”

Herman José: “Morreu o realizador Fernando Ávila. Éramos amigos há meio século. Realizou comigo o ‘Crime Na Pensão Estrelinha’ (entre muitos outros programas) e em Dezembro ainda fez um esforço para realizar o DDT de que fui convidado especial. Nunca se vergou ao cancro que o minou, nem deixou que a prostração lhe tolhesse o rigor profissional. Foi um valente. Vou ter muitas saudades dele.”

Veja as imagens partilhadas na galeria…

Texto: MDA; Fotos: Impala e D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram