Fernanda Serrano
“As férias são para os miúdos e para namorarmos”

Famosos

Fernanda Serrano e Pedro Miguel Ramos passam férias
com os três filhos, antes de regressarem à televisão

Qui, 01/08/2013 - 23:00

São o espelho de uma família feliz e não passam despercebidos a ninguém que com quem eles se cruza na praia dos Salgados, no Algarve, a zona de eleição de Fernanda Serrano e Pedro Miguel Ramos, há já longos anos, para descansar quando o verão aperta.

O casal esteve de férias com os filhos, Santiago, de oito anos, Laura, de cinco, e Maria Luísa, de quatro. “Para os miúdos, o que importa é mudar de sítio e de hábitos. Eles gostam do que é novidade. Não importa se é no Algarve ou noutro lugar qualquer, desde que a família saia da rotina”, afirmou a atriz na festa 'Amo.te', no Água Moments, em Vilamoura, onde o marido foi pôr música.

“Já estávamos a precisar de descansar um bocadinho e os meninos também já precisavam de fazer praia e de estar connosco noutro contexto, que não seja escola/casa, casa/ escola. O que não quer dizer que não sejamos uns pais sempre muito presentes, mas não é a mesma coisa. Férias são férias. São para os miúdos e para namorarmos”, confirma à VIP Pedro Miguel Ramos, que esteve apenas três dias com a família na praia. Depois, teve de voltar a Lisboa, onde o esperava “muito trabalhinho”.

“Poucos, mas bons”, diz o ditado popular, que reflete na perfeição estes dias em família passados no Algarve, onde a atriz e o empresário se mostraram muito unidos. E motivos não lhes faltam para tão grande cumplicidade. Afinal, esta família já passou por várias fases menos boas e deu sempre a volta por cima.

Casaram-se a 28 de agosto de 2004 e, dias depois de voltarem de lua- de-mel, enfrentaram a morte do pai do empresário, num acidente que deixou também graves sequelas na mãe de Pedro. Anos depois, o azar voltou a bater à porta da família. Desta vez, Fernanda descobriu ter um cancro na mama. Vencida a doença, engravidou de Maria Luísa, uma situação de risco sobre a qual escreveu no livro Também Há Finais Felizes, que já vendeu mais de 50 mil exemplares.

Recentemente, o casal viu-se no meio de nova polémica: a mulher de Nicolau Breyner, Mafalda Bessa, teceu duras críticas à atriz, que fazia par romântico com o marido em 'Louco Amor'. Contudo, nada abala a felicidade do casal, que afirma: “Juntos venceremos todos os obstáculos.” Porém, as questões económicas são sempre as mais difíceis de resolver no seio familiar. Neste caso, o impacto da atual conjuntura económica nos negócios de Pedro Miguel Ramos não tem sido o mais favorável.

“Já tive oito restaurantes Amo.te. Agora, tenho apenas três. O panorama atual dos restaurantes é muito limitado e a conjuntura não favorece o empreendedorismo”, explica o empresário, referindo ainda que “o aumento do IVA para a restauração foi a machadada final. A maior parte dos clientes não sente o aumento porque os donos optaram por não subir o IVA, ou seja, não subiram os preços dos produtos e suportam esses custos de outra forma”, explica Pedro Miguel Ramos.

“A restauração já deu o dinheiro que tinha a dar”, queixa-se. Mesmo assim, não cruza os braços. “A marca Amo.te continua e, mais perto do final do ano, vai apostar na exportação de novos tipos de produtos, que vamos criar especialmente para a exportação. Isto vai ser o futuro”, garante. Até lá, o empresário prepara um novo desafio: regressar à televisão. “Ainda é tudo muito embrionário, mas esta semana vou gravar um programa piloto para a RTP sobre empreendedorismo. Depois, só falta a estação aprovar o formato”, diz, adiantando que esta é a área em que se sente mais à vontade.

“Não se esqueça que eu, além de ser empresário, dou aulas no IPAM [escola de ensino superior líder na área de Gestão de Marketing], onde, há três anos, coordeno o curso de pós-graduação de Marketing.” Enquanto o marido prepara o regresso à televisão, Fernanda está quase a voltar às novelas. Afastada dos pequenos ecrãs desde Louco Amor ( TVI), a atriz aproveitou o tempo para fazer cinema, tendo participado no último filme de António-Pedro Vasconcelos, 'Os Gatos Não Têm Vertigens', e na curta-metragem de terror Eclipse em Portugal.

Porém, em setembro deve regressar à televisão. “Devo entrar na próxima novela da TVI. Não sei quando será, mas deve ser este ano”, disse na festa do Amo.te, explicando que tem contrato com a estação. Enquanto isso não acontece, Fernanda aproveita as férias para mimar os filhos.

“Vou amar os meus amores e mimá-los muito. Nós divertimo-nos muito cá em baixo, porque as rotinas são diferentes e eles adoram. A única diferença são os horários, porque, de resto, sou uma mãe bastante permissiva, descontraída e muito tranquila”, disse na mesma festa.

Texto: Sónia Salgueiro Silva com Luís Gamboa; Fotos: Impala

Siga a Revista VIP no Instagram