Teresa Freitas
A família da médica que é blogger

Famosos

Recebeu a VIP em sua casa, no Porto, ao lado do marido e dos dois filhos

Qui, 11/12/2014 - 0:00

A medicina anda de mãos dadas com a blogosfera.  Assim é, pelo menos no caso de Teresa Freitas, uma médica especialista em gastrenterologia que se dedica a escrever num blog sobre beleza. Casada com o médico ortopedista João Manuel Oliveira Teixeira e mãe de dois filhos, Teresa Freitas recebeu a VIP na sua casa em plena Cidade Invicta. 
 
VIP – O seu grande projeto de vida é, neste momento, o PluriBlog? 
Teresa Freitas – O  PluriBlog, que se encontra em www.pluricosmetica.com/pluriblog é, efetivamente, um dos  grandes projetos que tenho, atualmente,  em mãos.  
 
Que blog é este que está a dar tanto que falar?
É um blog da Pluricosmética, empresa com 13 anos no setor da cosmética e à qual foi atribuído, em 2014, o estatuto de PME. Em 2013, para aumentar a proximidade com os clientes, a empresa lançou o seu blog PluriBlog, com enfoque,  inicialmente,  na   cosmética. Propôs-se, no entanto, dado o êxito (tem  uma média de  10 mil visitas mensais), oferecer um serviço que, para além dos cuidados com a beleza, fosse dedicado  ao bem-estar físico e à adoção de um estilo de vida mais saudável. Foi assim que surgiu a proposta de se criar dentro do blog um espaço a que demos o nome de Pluri Infinita Leveza.
 
Que fala de… 
É dedicado à vida saudável e ao saber viver, com sugestões de viagens, restaurantes, espetáculos, fins de semana e também à literatura. Mas há um outro em perspetiva. Como os artigos relacionados com o tema saúde tiveram grande impacto, vai nascer o Pluri Sátis, onde se vai falar de saúde através de informação simples. 
 
Como nasceu esta sua vertente de escrita?
O desafio de ter um blog partiu do sentir partilhado com a administradora da Pluricosmética, que conheço há alguns anos, Regina Teixeira. Juntas decidimos partilhar com o público a leveza no saber viver. A intenção é valorizar não apenas a aparência e os cuidados estéticos, mas também o bem-estar físico e a adoção de um estilo de vida saudável, entendendo a beleza numa perspetiva holística. 
 
E como está a correr? Como se sente com este desafio?
Sinto um grande entusiasmo, por abraçar um projeto inovador na área e no modo como o queremos apresentar – interessante, fácil e interativo. É muito importante que uma empresa do sector de cosméticos tenha esta preocupação não apenas com a beleza, mas também com o bem-estar do cliente. Esta é uma mais-valia da Pluricosmética e, por isso, não hesitei em aceitar o convite para colaborar com o PluriBlog.
 
O que a levou, sendo médica especialista em gastrenterologia, a enveredar por uma área mais “abrangente”?
Sendo médica, fornecer informação simples e de leitura acessível na área da saúde, parece-me algo natural. Esse espaço é dedicado à vida saudável sob múltiplas perspetivas. Sendo gastrenterologista e sabendo-se que, depois da pele, o sistema digestivo é o de maior área de contacto com o meio exterior, desempenhando um papel fundamental no equilíbrio interno desde a imunidade até ao metabolismo, falo, entre outros temas, sobre a nutrição e as doenças funcionais do tubo digestivo, altamente prevalentes na nossa população como, por exemplo, o intestino irritável, a pirose funcional, a obstipação e as intolerâncias alimentares. Pretender-se-á criar, com o tempo, um espaço de fácil pesquisa em doenças do aparelho digestivo e da nutrição a que se associará um endereço de e-mail para as dúvidas e questões que se queiram colocar e a que tentarei responder em tempo útil e com linguagem pouco técnica. 
 
Os temas de beleza e lifestyle seduzem-na?
Cheguei à Pluriscomética, como seria de esperar, pelo belo, mas, na  minha perspetiva, o belo será sempre muito mais do que mimar o corpo. Será um outro sentir. O sentir no saber viver, pelo que o blog Infinita Leveza é um elemento necessário da beleza e da saúde. 
 
 Que feedback tem recebido dessa partilha de experiências sobre questões sobre saúde e bem-estar?
Muito bom. Para além dos “gostos” nos artigos que vou colocando no blog, há também a possibilidade de se escrever comentários. Estes representam sempre uma mais-valia e uma possibilidade de fazer mais e melhor, além de poder responder a alguma questão em concreto. 
 
E que mensagens quer passar?
Por um lado o sentir no saber viver. Será primeiro o sentir a brisa, o pousar o olhar, o tocar levemente, mesmo sem chegar lá. Será depois o sentir a leveza dessa brisa, o brilho desse olhar, o arrepio desse toque. Até ao ponto da leveza e da grandeza do viver: no sorriso ao acordar, no verde das folhas, no mergulho no mar, no sol que bate no rosto, na caminhada vigorosa, no vestido que se veste, no vinho que se prova, no livro que se desfolha, na música que nos envolve, no acolher, na mão, no abraço, no beijo, na pergunta, na partilha, na conversa… E, por outro lado, visa ajudar a cuidar mais e melhor da saúde física.
 
Tem sido fácil passar a informação de forma acessível a todos? 
Penso que sim. Esse é, desde o início, um dos nossos objetivos. 
 
Sendo o seu marido médico ortopedista,  como é que ele vê o seu projeto?
Dá-me todo o apoio. Embora os ortopedistas sejam tradicionalmente rotulados de “bons garfos”,  tem seguido alguns dos meus conselhos.  O prazer de viajar e da leitura é algo que partilhamos. E, também não deixa de ser interessante, está igualmente ligado à estética, porque dedica muito do seu tempo como ortopedista à cirurgia da mão, sociedade científica de que é atualmente presidente.
 
Numa altura em que se aproximam datas festivas como o Natal e a passagem de ano a estética é mais valorizada?
Tudo é belo no Natal, desde os sentimentos de paz e amor que lhe estão implícitos até ao modo como decoramos as nossas casas, nos vestimos, nos maquilhamos.  
 
Que conselhos dá aos seus leitores?
Que em tudo o que fizerem, incluindo o prazer de comer e beber, consigam respirar o Natal. 
 
Como encara estas datas festivas?
Natal para mim é, desde sempre, neve, família e um Pai Natal carregado de presentes. Ter nascido no Caramulo, terra de muita neve, onde ainda hoje passo os meus Natais, contribui muito para esta doce imagem.
 
Como vai ser o seu Natal?
Em família, como habitualmente. Este ano com mais saudade pela partida recente de um familiar muito querido. 
 
Quais são os seus desejos para 2015, a nível profissional e pessoal?
Que tudo o que faça seja feito com paixão. Só assim conseguimos ser felizes e ter sucesso. 
 
 
Texto: Cynthia Valente; Fotos: Luís Baltazar; Produção: Manuel Medeiro; Maquilhagem e cabelos: Atelier Paula Lage

Siga a Revista VIP no Instagram