Mateus Solano
Fala sobre o seu personagem gay

Famosos

“Félix é assim porque não aceita
a sua homossexualidade”

Qui, 24/10/2013 - 23:00

Mateus S olano é o grande vilão de Amor à Vida, novela de Walcyr Carrasco, atualmente em exibição na SIC. No entanto, Félix não é um vilão qualquer, pois acrescenta uma pitada de humor.

“A índole dele é má, mas também tem humor. Esta novela tem sido um parque de diversões para mim como ator. O personagem tem vários lados, é mau, mas também é um gay que não se aceita. Então, todos os dias é um novo desafio”, afirma.

Este não é o primeiro personagem homossexual interpretado por Mateus Solano. No longa-metragem A Novela das Oito, o ator interpretou João Paulo, um homem casado que descobriu mais tarde sua sexualidade. No entanto, se no filme o público pode ver algumas cenas mais picantes, na novela é diferente. “A questão não são os atores, porque nós estamos preparados para todos tipos personagens e cenas. Ou, pelo menos, deveríamos estar. A questão é que a televisão dá ao público o que ele quer ver. E quando o público quiser ver um beijo gay, ele vai acontecer”, conclui.

“Os vilões têm sido mais bem vistos”

E se interpretar um vilão é um desafio para qualquer ator, Mateus Solano admite estar a gostar muito de ser tão odiado como amado pelo público. “Há alguns anos torcíamos mais para os bonzinhos. Agora torcemos para os vilões fazerem mais e mais maldades. Isso é uma catarse da sociedade que todos os dias tem de dizer ‘sim a tudo’, então vê alguém sem escrúpulos fazendo o que quer, torce por ele. É uma troca de valores preocupante. Os vilões têm sido mais bem vistos”, afirma o ator.

Mas onde arranjar inspiração para fazer tanto mal? “Tenho lido muito sobre nazismo e sobre o poder a qualquer custo. O nazismo é uma inspiração interessante, porque o que aconteceu foi que a maioria se deixou cair na conversa de um lunático. E é um pouco por aí que tenho construído o Félix”, completou.

Dentro em breve a novela Amor à Vida vai sofrer uma grande reviravolta quando Edith (Bárbara Paz) revelar a toda a família Khoury que Félix (Mateus Solano) é homossexual. “Foi uma cena crucial para a novela. O César mostra todas as suas garras e o Félix fragiliza-se absolutamente”, comentou o ator.

Para Mateus Solano, está claro que o grande problema de Félix é “a não aceitação da sua homossexualidade, dentro da família ‘perfeita’, e isso transformou-o num vilão. Ele quer provar, com tintas fortes, que todos têm um lado sujo e que ele não se importa com ninguém, pois ninguém se importa com ele na realidade. A feminilidade e a maldade do Félix andam juntos. Mas ele não pode expor nem uma nem outra”, explica o ator sobre o seu desafio.

E o facto de ser um vilão sem escrúpulos e ao mesmo tempo tão querido, já divide algumas opiniões. Há quem aposte que no final da novela, o Félix se vai arrepender e tornar um bom homem. Mas o ator tem as suas dúvidas. “O Walcyr é sempre muito justo, no sentido de que em todas as novelas, quem faz maldades, paga no final. Eu cheguei mesmo a cogitar que o Félix seria preso e que encontraria ‘um negão’ na cadeia que o faria feliz, ou coisa parecida… (risos). Mas não sei, vindo do Walcyr, tudo é possível. Sem dúvida, existe um gosto popular pelo Félix. Ele carrega a luta dos homossexuais reprimidos, que não se conseguem aceitar.”

A todos aqueles que ainda não se assumiram e não vivem a sua sexualidade em pleno, Mateus Solano aconselha a serem fiéis consigo próprios. ”Acho que uma novela como esta, com esta visibilidade, já é um grande passo no sentido de as pessoas mais simples perceberem e não julgarem o que cada um é. Tenho amigos que são muito felizes, tiveram filhos e depois de certa idade descobriram sua condição sexual. Mas nem todos conseguem, porque às vezes a sociedade e o meio em que vivemos não permite que sejamos quem queremos ser. Nessa altura precisamos de nos impor e dar a última cartada”, finaliza.

Na vida real, Mateus Solano tem 32 anos, é casado com Paula Braun e é pai de Flora. Os três foram vistos recentemente a passear na Praianha, no Rio de Janeiro.

Texto; Mônica Soares; Fotos: Impala e AG News

Siga a Revista VIP no Instagram