Eva Carneiro
A médica que enfureceu Mourinho

Internacional

Saiba quem é…

Dom, 23/08/2015 - 20:00

Quem a vê de t-shirt azul e calças de fato de treino largas não imagina que por baixo se esconde uma mulher bonita com um corpo escultural. Ela é Eva Carneiro, de 42 anos, a médica do Chelsea, que enfureceu José Mourinho no jogo do Chelsea contra o Swansea. No final da partida um dos jogadores lesionou-se e a médica entrou em campo para o socorrer, sem autorização do técnico. O treinador ficou furioso e acusou Eva Carneiro de ter sido “ingénua”. Mourinho revelou que “não fiquei satisfeito com o meu staff médico, porque quando tu és médico ou delegado no banco de suplentes, tens de entender o jogo”. O Special One decidiu afastar a médica do banco, decisão que não terá agradado a Roman Abramovich.

Eva Carneiro nasceu em Gibraltar, mas é filha de pai inglês e mãe espanhola. Foi a sua paixão pelo ballet e pela equitação que lhe despertaram o interesse pela medicina desportiva. Uma lesão muscular, feita a andar a cavalo, levou a que a sua professora de ballet lhe mostrasse que as lesões precisam de tempo para se curar. “Percebi então que os atletas devem ter um tempo de recuperação mais longo no que diz respeito às lesões. Estes e outros pensamentos deixaram-me fascinada pela medicina desportiva”, disse numa das poucas entrevistas que deu ao Gibraltar Magazine e revelou ainda que a sua paixão pelo futebol teve origem no Campeonato do Mundo em 1998, durante uma viagem ao México. 

Eva Carneiro iniciou os estudos em Nottingham, depois seguiu para a Escócia, onde trabalhou em cirurgia e emergência. Foi nessa altura que se especializou em ortopedia, focada em lesões desportivas. Mais tarde, rumou até a Austrália, onde se especializou em medicina desportiva. Dois anos após ter começado a exercer regressou a Inglaterra e foi trabalhar no Instituto Médico Olímpico, onde preparou os atletas para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Posteriormente respondeu a um anúncio para trabalhar no Chelsea. “Vi um anúncio e fui a uma entrevista. Quando eles me chamaram foi como um sonho tornado realidade”, confessou.

 

Texto: Carla Vidal Dias; Fotos: Impala e DR 

Siga a Revista VIP no Instagram