Vip Elegantes
“Esta iniciativa dá mais glamour à vida”

Famosos

Júri da VIP Elegante reuniu-se num animado almoço no restaurante Aura, em Lisboa, para eleger o Homem e a Mulher Elegante de 2011

Qua, 23/05/2012 - 23:00

 Pela 15.ª vez no caso das mulheres e pela terceira vez no caso dos homens, a VIP vai eleger os mais elegantes.

Para decidir os nomes a serem premiados pela elegância, o estilo e a forma de estar na vida em 2011, a VIP juntou um painel de jurados que votou em dez nomes femininos e masculinos para o concurso. A decisão aconteceu num animado almoço no restaurante Aura, em Lisboa, no qual o júri debateu o que faz de alguém uma pessoa elegante. E afinal, o que é ser elegante? “O conceito de elegância é a maneira correta de estar na vida, no dia-a-dia, a maneira de conversar, a maneira de comer, a forma como se porta com a família, com os amigos”, explica Manuel Ferreira Enes, que adianta que a roupa não é o mais importante nesta eleição. José Costa Reis concorda: “A roupa é acessória. A elegância tem a ver com as atitudes.” Porém, o cenógrafo tem consciência que não se pode descurar a imagem numa eleição como esta. “Nós vivemos numa sociedade em que a imagem tem uma importância imensa. É muito difícil alguém vencer na vida se não for bonito e se não se produzir. Quando temos uma pessoa bonita com bom gosto para se vestir é extraordinário”, comenta. José António Tenente vai mais longe declarando que o sentido de elegância das pessoas vai amadurecendo com a idade. “É muito mais fácil termos pessoas maduras elegantes do que jovens. Os jovens são giros. É outra coisa.”

Para Isabel Silveira Godinho a noção de elegância “nada tem a ver com dinheiro ou poder”. “Lembro-me de nos anos 60, 70 perguntarem ao grande estilista Christian Dior como é que ele definia uma mulher elegante. A resposta que ele deu foi de tal maneira estrondosa e nova para mim que nunca mais me esqueci. Ele disse: ‘Estou a ver uma senhora com muito bom ar, muito bom aspecto, com um casaco de fazenda muitíssimo bem cortado e forrado de vison’. Quer dizer, a elegância não é sinónimo de riqueza nem de poder. É um conjunto de qualidades que as pessoas têm de ter.” Por isso, o júri tomou em conta o que conhecia pessoalmente dos nomeados. “Tive um bocadinho de dificuldade em escolher porque não conheço pessoalmente a maior parte das pessoas”, admitiu Ferreira Enes.

Esta distinção visa premiar não só a elegância, mas também a carreira dos nomeados. “Para além da imagem a ideia é que as pessoas personifiquem algo porque têm profissões interessantes para o bem comum”, explica José António Tenente, que adianta que a ideia “é servir de inspiração para quem lê as revistas”. António Augustus concorda: “Estes prémios são inspiradores para quem vê, porque há muitas pessoas que se espelham nos que vêm nas revistas.” Jorge Coelho dos Santos é da mesma opinião e elogia a lista de nomeados. “Temos exemplos fantásticos disso mesmo nesta lista. É bom que não acabe esta iniciativa porque dá mais glamour à vida”, lança. Por isso mesmo, Ana Esquível espera que esta iniciativa da VIP “dure por mais 15 anos”, diz.

Texto: Sónia Salgueiro Silva; Fotos: Tito Calado

Siga a Revista VIP no Instagram