Carlos Do Carmo
“Ela tem uma forma de romantismo muito especial”

Famosos

O fadista tem na mulher, Maria Judite, o segredo do seu casamento longo e feliz

Qui, 14/02/2013 - 0:00

 O fadista está casado há 48 anos e pode muito bem ser a exceção que confirma a regra que diz que os casamentos com pouco tempo de namoro não funcionam. Carlos do Carmo e Maria Judite decidiram casar ao fim de apenas seis meses e nenhum dos dois está arrependido. Ainda assim, não embarcam naquilo a que o fadista chama de “uma data americana”. “Não celebramos o Dia Dos Namorados, porque é uma data que há alguns anos foi introduzida no calendário português, mas não tenho nada contra. Celebramos sim, sempre com o ritual de um jantar, o nosso aniversário de casamento. Jantamos os dois e depois os filhos, e agora os netos, vêm ter connosco para tomar café”, disse Carlos do Carmo à VIP, garantindo que a mulher é mais romântica do que ele, embora não encarem isso como um campeonato: “Ela tem uma forma de romantismo muito especial. É uma espécie de protetorado e nós estamos debaixo dele. Não é uma coisa imposta, é natural… A forma como fala com os filhos, com os netos… Comigo de vez em quando parecemos os marretas, mas é tudo ralhado e cinco minutos a coisa morre.” Esta postura perante a vida talvez seja, se tivesse de apontar, o segredo para o seu casamento longo e feliz, mas não só. “Cada pessoa é uma pessoa, mas posso dizer que o mérito está todo do lado dela. Casar com um artista deve ser insuportável e ela gere tudo isso com o seu conhecimento filosófico e a sua bondade. Isso dá-lhe uma grandeza apaixonante”, revelou com a voz pausada e no tom que lhe conhecemos.

Uma vez mais, quando a questão versa quem é mais amigo de oferecer presentes, Maria Judite é novamente a vencedora: “Ela ganha-me dez a zero! Vivemos perto de uma florista e às vezes, se me apetecer, paro e levo-lhe uma rosa. Ela é mais dada a oferecer-­-me coisas, mais vezes. Normalmente peças de roupa.” Mesmo não sendo tão dado a estes pormenores, Carlos sabe como agradar a mulher e fá-lo também através da música: “Tenho fados obrigatórios, aqueles que não posso deixar de cantar, mas há outros que não são um sucesso popular, que não foram eleitos pelas pessoas, e que quando canto ela fica felicíssima.”

Carlos do Carmo e Maria Judite casaram em 1965 e têm três filhos, Cila do Carmo, Alfredo do Carmo de Almeida e Gil do Carmo.

Texto: Carla Simone Costa; Fotos: Impala

Siga a Revista VIP no Instagram