Terrorismo
Eis o homem que matou Bin Laden! Ou talvez não…

Famosos

Rob O’Neill diz que matou
o líder da Al-Qaeda, mas
há quem garanta o contrário

Sex, 14/11/2014 - 0:00

O inimigo número um dos Estados Unidos da América, Osama Bin Laden, foi morto a 2 de maio de 2011. Na altura, soube-se apenas que um grupo de uma força de elite entrou numa casa em Abottabad, no Paquistão. Aqueles breves segundos foram descritos como tendo vários soldados como protagonistas, os quais, armados dos pés à cabeça e com óculos de visão noturna, encontraram, num dos quartos, Bin Laden, que levou alguns tiros na cabeça.

Da morte do líder da Al-Qaeda ninguém duvidou, mas sobre a identidade do autor desses disparos levantam-se agora as maiores dúvidas. Rob O’Neill, de 38 anos, é apontado como o responsável pelo ato e até já deu uma entrevista onde diz claramente que foi “o autor”. Só que, depois deste relato, outros soldados vieram a público discordar desta versão e reclamar também eles os louros.

A verdade é que Rob O’Neill já é um veterano de guerra, com 16 anos ao serviço da Team 6 dos SEAL, a principal força de operações especiais da Marinha norte-americana. A putativa autoria do assassinato de Bin Laden lançou este soldado para as luzes da ribalta, tornando-o um herói, mas também um alvo a abater para os “jihadistas”.

Tim O’Neill , pai de Rob, já afirmou a um jornal britânico: “Pintarei um alvo na porta de casa e direi ‘venham apanhar-nos’”. Quem não achou muita piada a esta identificação foi a unidade dos SEAL, que tem pedido para não serem esquecidos os valores da instituição em nome da notoriedade pública e do ganho financeiro.

O’Neill tem dezenas de condecorações e muitas das suas missões até já serviram de inspiração a filmes de Hollywood, como 00:30 A Hora Negra – precisamente sobre a morte de Bin Laden – e Capitão Phillips, protagonizado por Tom Hanks e baseado num resgate no seguimento de um golpe levado a cabo por piratas somalis.

Texto: Humberto Simões; Fotos: Reuters e DR

Siga a Revista VIP no Instagram