Duarte Gomes
“É uma menina e vai chamar-se Beatriz”, revela INÊS SIMÕES

Famosos

A primeira filha da actriz e de DUARTE GOMES vai ter dois padrinhos
Grávida de quase seis meses, Inês Simões irradia felicidade. Em conversa com a VIP, a jovem actriz enaltece o apoio fundamental do namorado Duarte Gomes ao longo da gravidez. Ela revela ainda que deseja ter mais filhos e que já tem muitas saudades da televisão.

Qua, 31/03/2010 - 23:00

Grávida de quase seis meses, Inês Simões irradia felicidade. Em conversa com a VIP, a jovem actriz enaltece o apoio fundamental do namorado Duarte Gomes ao longo da gravidez. Ela revela ainda que deseja ter mais filhos e que já tem muitas saudades da televisão.

VIP – Como correram os primeiros cinco meses e meio de gravidez?
Inês Simões – Os três primeiros meses foram um pouco atribulados, com bastantes enjoos e vómitos. Cheguei a ser internada. Foram momentos complicados. Depois estive mais ou menos tranquila. Há cerca de três semanas, voltaram os enjoos. Tenho semanas muito boas e outras em que estou de rastos.

O Duarte tem sido muito importante, sobretudo nos momentos menos bons?
Sim, tem sido fundamental. Está sempre ao meu lado, ajuda-me e dá-me todo o apoio. Sem a ajuda dele seria complicado.

De resto, tem sido uma gravidez tranquila?
Sim. Fiz uma ecografia há pouco tempo e a médica disse que está tudo bem e que a bebé está óptima. Inclusive, disse-me que ela está gordinha (risos).

Já escolheram o nome?
Sim, vai ser Beatriz.

Ficaram contentes por saber que era uma menina ou preferiam um menino?
Confesso que também gostava de ter um rapaz. Mas fiquei muito contente. É uma menina que se farta de dar pontapés.

Já tem jeito para a profissão do pai, apesar do Duarte estar mais habituado a apitar…
Ele também joga (risos). Ela dá mesmo muitos pontapés.

Foi fácil chegar a um consenso?
Mais ou menos. Existiam dois nomes de que gostávamos imenso: Maria e Afonso. Como o Duarte tem uma sobrinha que se chama Maria, acabámos por optar por Beatriz.

Sei que já escolheram os padrinhos…
Não vai ter madrinha, mas dois padrinhos. Um deles é o Pedro Proença, que também é árbitro. O outro é o Fernando Fernandes (FF) que é o meu melhor amigo.

Com tantas pessoas mediáticas, a Beatriz está destinada à fama…
É verdade. Está bem entregue (risos).

Gasta muito dinheiro em coisas para a bebé?
Sim, eu e o Duarte. Há coisas muito giras e é impossível resistir. Já tenho, garantidamente, 90% daquilo que preciso. Até o quarto já está praticamente pronto.

Foi a Inês que decorou o quarto?
Sim, gosto imenso de decoração. Quando se vai ter um filho, dá imenso gozo estar a preparar tudo, desde o berço às cores das paredes. Dá-me imenso prazer.

O rosa é a cor dominante?
Sim. Mas existem vários tons de rosa e branco.

O Duarte vai assistir ao parto?
Ele tem essa ideia. O parto está previsto para 20 de Julho, que é uma altura em que ele costuma ter cursos ou jogos internacionais. Vamos esperar que não tenha nada marcado para que possa assistir ao parto, algo que quer muito.

Aos cinco meses e meio de gestação mantém uma óptima forma física. Qual é o segredo?
A minha médica obstetra proibiu-me de fazer ginástica. Como tal, tenho feito muitas massagens pré-natal na clínica Body in Balance, em Cascais. É algo que aconselho a todas as grávidas.

Casamento sim, mas não para já

Já falam em casamento?
Para já, a Beatriz é a nossa prioridade. É um assunto sobre o qual já conversámos e que queremos fazer no futuro. Para já, não!

Vão esperar que a Beatriz cresça para ter uma participação mais activa na cerimónia?
Já não posso casar pela Igreja, mas a minha filha terá uma participação activa. Acima de tudo, quando penso em casamento penso numa festa mais intimista e familiar. Não vou repetir o que fiz no passado.

Essa ideia é partilhada pelo Duarte?
Sim. É algo que desejamos os dois.

Nessa altura, a Beatriz já terá um irmão?
Os primeiros três meses deixaram-me um pouco assustada (risos). Custa-me passar pelo mesmo dentro de um ou dois anos. Durante esse período de tempo não me imagino a ter outro filho.

Mas é certo que não será filha única?
Eu não quero que ela seja filha única. Sou filha única e muitas vezes gostava de ter um irmão.

A vossa relação tem sido pautada pela discrição por alguma razão especial?
O Duarte sempre foi reservado e no meu caso houve uma viragem na carreira. Isso acaba por nos tirar das "luzes da ribalta". Foi algo que acabou por acontecer, mas não foi planeado.

Em público revelam uma grande cumplicidade e boa disposição. Nunca se chateiam?
Tenho pior feitio do que ele, que está sempre bem-disposto (risos). Ao longo da relação, não me lembro de nenhuma discussão.

Estão habituados a notícias completamente diferentes. Brincam com essa situação?
Desde que estou com ele percebo mais de futebol (risos). Ele também conhece melhor o meu mundo. Sinceramente, acho que a Imprensa desportiva é pior do que a cor-de-rosa.

Porquê?
É mais fácil de manipular e acho que é muito mais cruel.

Como fica o Duarte depois daqueles jogos mais mediáticos e polémicos?
Encara tudo com muita naturalidade. É árbitro há muitos anos e já está habituado. Além disso, ele não mistura o lado profissional com o familiar.

Regresso à televisão

Profissionalmente, a formação e agenciamento de jovens actores é a sua grande paixão?
Adoro trabalhar com crianças e ambicionava este projecto há muito tempo. Gosto imenso de fazer o que faço e é algo que me completa, mas tenho muitas saudades da televisão.

Este projecto e a maternidade podem afastá-la ainda mais da televisão?
Estive a fazer teatro até Outubro e nessa altura tive que me afastar devido ao projecto. Mas tenho muitas saudades da televisão. Depois da Beatriz nascer quero voltar, mais tranquila e serena.

Não receia voltar ao ritmo alucinante das gravações com uma filha pequena?
Hoje em dia é mais fácil controlar tudo, com a ajuda dos pais e dos padrinhos. Não vai ser complicado. Há pais com filhos pequenos e com profissões bem mais complicadas.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Paulo Lopes

Siga a Revista VIP no Instagram