João Sousa
“É com orgulho que venho a escrever história no nosso ténis”

Famosos

Com apenas 24 anos, o tenista foi vencedor do torneio de Kuala Lumpur, na Malásia, e tornou-se o primeiro português a conquistar um torneio do ranking ATP

Ter, 08/10/2013 - 23:00

Agora uma pouco mais a frio, como está a sentir este momento?
Como devem imaginar sinto-me muito bem. Acabei de alcançar um feito inédito não só para a minha carreira mas também para o ténis português e realmente sinto-me muito orgulhoso.

Que memórias guarda dos segundos que se seguiram à vitória?
Guardo memórias de extrema alegria, alivio e orgulho. Foi um cocktail de emoções que fuçaram gravadas na minha memória para sempre.

E da recepção no aeroporto?
Mais um episódio fantástico de tudo o que está a acontecer à minha volta. Fico muito alegre por ver que as pessoas vibram também com as minha vitórias e seguem de tão perto a minha carreira.

O que representa para si entrar para a história do ténis em Portugal?
É com um enorme orgulho que venho a escrever a minha história no nosso ténis. Sou consciente de que alcancei um grande feito para o ténis nacional mas também sou humilde o suficiente para saber que existe um largo caminho a percorrer para o sucesso.

Este feito faz com que tenha uma maior pressão nos próximos torneios?
Não. Deveria?! Pressão é quando não se tem comida para dar aos filhos. O ténis é um desporto em que jogam dois adversários e não só depende de nós ganhar, às vezes joga-se muito bem e perde-se.

Qual é o seu maior sonho?                 
Penso que o maior sonho de qualquer tenista profissional é figurar entre os top 100 mundiais e vencer um título ATP. Eu já consegui esses dois objectivos, mas sou ambicioso e vou lutar pada fazer ainda mais pelo nosso ténis e por mim.

Como está o acordo com Jorge Mendes?
Poderia dizer que as coisas estão bem encaminhadas, mas ainda nao temos nada acordado.

Acredita que este feito vai fazer com que as pessoas comecem a olhar para as modalidades com maior atenção e que lhe dediquem o mesmo destaque do desporto?
Acredito que sim. O feito do Rui Costa no ciclismo como o meu no ténis, penso que são motivo de orgulho para todos os portugueses. As pessoas começam a conhecer melhor estas duas modalidades e, obviamente, começam a ver que existe algum talento no nosso pequeno país e isso permite-lhes sonhar alto.
 
 
Texto: Bruno Seruca com Laura Santos; Foto: Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram