Viagens

Destinos
N o próximo fim de semana fuja para... Beja

Compense o desgaste do dia a dia com uma fuga de fim de semana no Alentejo. O campo e a cidade encontram-se no melhor que as gentes da terra têm para oferecer

Compense o desgaste do dia a dia com uma fuga de fim de semana no Alentejo. O campo e a cidade encontram-se no melhor que as gentes da terra têm para oferecer.

O cansaço do trabalho e da rotina a que este obriga deixa-nos esgotados e a precisar de recarregar baterias. Para muitos, estar de fim de semana  significa fazer limpezas em casa, aproveitar para estar em família e descansar fisicamente. A pensar no seu bem estar, convidamo-lo a fugir desse hábito e a viajar para um destino à nossa (e sua) escolha: Beja, no Alentejo. Há oferta para todos os gostos e carteiras.

Em plena planície eis que surge Beja, uma elevação com 277 metros de altura. Outrora Pax Julia, a cidade terá sido fundada por Júlio César ou Augustus, ditadores romanos, e é agora capital do Baixo-Alentejo e de distrito, abrangendo 14 freguesias. Terra de histórias e de lendas, é sede de um dos mais extensos municípios de Portugal. Localizada entre o Algarve e Lisboa , é paragem obrigatória para quem viaja numa destas direções.

Beja, terra de afeto

O campo e a cidade encontram-se no melhor que as gentes e a terra têm para oferecer. Seja na cidade, ou nas aldeias que a rodeiam, vai encontrar pessoas calorosas e hospitaleiras, disponíveis para o acolher e ajudar. Nesta terra, há sempre pão, queijo e vinho, produzidos na cidade e arredores. Além dos enchidos, são típicos desta zona pratos de carne de porco preto, Carne de Porco a Alentejana, Migas e Açordas, temperados sempre com coentros, alecrim, poejo, manjericão, entre outros. As Trouxas de Ovos são a sobremesa da zona, assim como os Geladinhos do Convento da Conceição, os Tosquiados, o Porquinho Doce e os Queijinhos de Hóstia.
Siga as nossas sugestões e maravilhe-se com o que o espera!

Onde ficar a dormir em Beja

Herdade da Malhadinha Nova Country House & Spa - Se visita um spa sempre que pode, esta é a escolha perfeita. Situada em Albernoa, nos arredores da cidade, a Herdade da Malhadinha oferece-lhe uma vista infinita sobre a planície, com quartos modernos e luxuosos. Por 400 euros por noite, para quatro pessoas, relaxe nos ares do Alentejo.
Pousada de São Francisco - A ocupar o antigo convento de São Francisco, datado do século XIII, o monumento está localizado no centro histórico da cidade. Os tetos são altos, os corredores largos e com muitas janelas. Os quartos são rústicos e elegantes, e a pernoita fica-lhe a cerca de 140 euros.
Hospedaria D. Maria - Situada precisamente à frente da Pousada de São Francisco, a hospedaria apresenta-lhe quartos amplos e minimalistas. Se procura uma solução mais económica, mas que lhe garanta conforto, esta é a opção correta. A noite fica em cerca de 60 euros.

Onde comer em Beja

Se procura o ar do campo sem perder de vista a cidade, vai adorar passar por aqui. Localizada nos arredores de Beja, em Albernoa, A Herdade dos Grous apresenta-lhe uma oferta variada para fazer as suas refeições, acompanhada de vinhos produzidos na herdade. As refeições têm um preço médio de 50 euros por pessoa.

Se pretende algo mais central deixamos-lhe duas alternativas: a Vóvó Joaquina, cuja refeição fica em cerca de 20 a 30 euros (com direito a pianista ao fim de semana) e onde servem comida diferente num ambiente vintage; e a Adega Típica 25 de Abril, uma "taberna" com pratos regionais e vinhos da casa, pelo simples de valor de 10 euros.

O centenário café Luiz da Rocha, testemunha das mudanças vividas durante o último século, é o ponto de encontro para os mais gulosos, mas não só: servem também refeições. Obrigatório visitar e provar a doçaria regional, feita por eles. Pode sair com uns quilinhos a mais, mas vai ficar desejoso de voltar.

O que ver em Beja

Beja é uma cidade calma e pacata mas com muito para ver. Esconde surpresas e segredos nas suas fundações, embora algumas sejam visíveis no centro histórico. Do ponto de vista cultural oferece uma programação versátil que balança entre o teatro, o cinema, os concertos e os espetáculos. Sempre por valores acessíveis. À parte esta componente, a cidade reúne alguns dos monumentos mais bonitos para conhecer.

Não pode deixar de visitar o Castelo de Beja que tem a Torre de Menagem mais alta da Europa, o Museu rainha Dona Leonor (a par com a beleza do edifício e dos bens interiores, fica a conhecer a história de Mariana Alcoforado, autora das românticas Cartas Portuguesas trocadas com um Nobre francês), as Ruínas de Pisões, a Igreja da Sé (agora restaurada), o Centro de Arte Contemporânea da Quinta do Quetzal, na Herdade do Quetzal, Vidigueira, e muitos outros locais.
Se é um apaixonado por praia, ainda que não esteja tempo para banhos, não se vai importar de fazer uns quilómetros de carro até às belas praias da Costa Alentejana, algumas consideradas como as mais bonitas do Mundo.

Consulte a nossa galeria de fotos e maravilhe-se com o que o espera!

top Viagens