Valência
Cultura e boa vida

Famosos

Onde a História, as praias e a gastronomia se concentram de forma irresistível

Qui, 23/08/2012 - 23:00

Como cartão-de-visita, Valência apresenta-se como a terceira maior cidade de Espanha. Ao primeiro impacto, destaca-se a arquitetura marcante. Contudo, Valência tem muito mais para conhecer. A cidade
tem uma vasta riqueza histórica e cultural para descobrir. Como se isto não bastasse, fica na costa do mar Mediterrâneo, algo que atrai turistas mundiais desejosos de desvendar os encantos do país de nuestros hermanos. As encantadoras praias e as imponentes construções são brilhantemente acompanhadas por uma gastronomia deliciosa. Com base na cozinha mediterrânea, destaca-se a famosa paella confecionada com arroz e frutos do mar.

Valência tem diversas opções de praia que são o reflexo do mediterrâneo numa grande cidade. Há de tudo, desde praias urbanas até às localizadas em espaços naturais protegidos. A opção é fácil: experimentar e desfrutar ao máximo. A praia de La Malvarrosa, também conhecida por praia de Levante, situa-se a menos de quatro quilómetros do porto desportivo. As instalações são excelentes, tendo acessos para deficientes. A oito quilómetros da cidade, a sul do porto náutico encontra-se a praia La Devesa. Colada ao parque natural de la Albufera, oferece todos os serviços, incluindo acesso para deficientes, aos banhistas.

À parte dos mergulhos e dos banhos de sol, a Cidade das Artes e das Ciências merece uma visita. Arquitetado por Santiago Calatrava, este moderno complexo inclui um planetário, museu da ciência, jardim botânico, ópera e parque marinho. Aconselha-se que dedique mais do que um dia para conhecer esta obra magnífica, devido às suas dimensões. Na Catedral de Valência poderá captar uma bela fotografia para guardar. Conhecida como Basílica Metropolitana, é um dos cartões-postais da cidade. Localizada na Plaza de la Reina, esconde uma história dúbia. Há quem diga ter sido construída sobre uma antiga mesquita. Ao lado está a torre com construção incompleta, de nome Miguelete. Tem 47 metros de altura e pode ser visitada. Na Calle de Xátiva número 18 está a Plaza de Toros valenciana. Um dos maiores pólos atractivos dos turistas. No verão realizam-se diversos eventos no espaço e a corrida aos bilhetes é intensa. Caso opte por assistir a algum espetáculo, adquira o ingresso com antecedência.

Se visitar Valência na última semana de agosto e se tem um espírito aventureiro ou se simplesmente pretende aliviar o stress nas férias, visite Buñol. É lá que, na última quarta-feira do mês, se realiza a famosa La Tomatina, uma das mais célebres festas espanholas. A festa, nascida em 1944, mas sem uma explicação certa, consiste apenas no arremesso de tomates entre os participantes. Apesar de primar pela diversão, todos os cuidados são poucos, devido aos empurrões entre a multidão. Este ano são esperados cerca de 40 mil visitantes que se vão entreter com as 120 toneladas de tomates.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Thinkstock

Siga a Revista VIP no Instagram