Crónica do cabeleireiro dos famosos
As três ferramentas modeladoras para ter um cabelo ao estilo ‘Hollywood’ liso ou aos caracóis

Nacional

De ondas aos caracóis, são vários os estilos que David Xavier, cronista da Nova Gente e da VIP, ensina nesta nova crónica.

Seg, 22/02/2021 - 22:30

Ter um cabelo com aspeto saudável, bonito, e forte é possível com o uso de bons produtos capilares, mas não só.

As ferramentas térmicas, também conhecidas como modeladores de cabelo, são também um excelente acessório para conseguir esse visual glamoroso.

Estes aparelhos são excelentes para garantir penteados duradouros e são, na maioria deles, dotados de nova tecnologia que evitam danos nos fios de cabelo. É preciso ter em conta que cada modelador tem a sua função e fim – se queremos ter um cabelo liso usamos um, se queremos os cabelos encaracolados, usamos outro.

Nesse sentido, selecionei três ferramentas térmicas que considero essenciais para ter em casa, caso queira ter um penteado duradouro, com cabelo liso ou aos caracóis.

Contudo, e antes de os usar, deve ter em atenção a alguns aspetos:

- Deve aplicar sempre no cabelo, antes de usar qualquer tipo destas ferramentas, um protetor térmico. Estes produtos, normalmente em spray, protegem os fios de cabelos do calor do modelador, prevenindo que os fios capilares se partam, para além de exercer uma função de hidratação extra. Na minha opinião, o melhor protetor térmico do mercado é o Style Stories Thermal Protector Spray da Alfaparf Milano.

- Deve escolher uma ferramenta térmica com opção de regulação de temperatura manual e nunca automática. É importante adaptar o nível de temperatura do modelador às suas necessidades. Por exemplo, se o cabelo for fino, mantenha a temperatura sempre nos mínimos (nos 160º). Se o seu cabelo for grosso, já pode levar as temperaturas da máquina a níveis mais altos.

- Deve escolher um modelador específico para o tipo de caracóis que quer produzir. Se deseja que o seu cabelo tenha caracóis volumoso, na minha opinião, os mais indicados são aqueles cujo cilindro é mais grosso. Só desta maneira é que vai conseguir que os seus caracóis fiquem mais volumosos e que durem mais tempo.

Se quer caracóis mais estreitos, então, deve escolher um modelador que tenha um cilindro mais fino.

- Deve aplicar sempre um spray fixante, conhecido também como laca, no final de cada penteado. Para além de lhe garantir a forma de cabelo desejada por mais tempo, é também um ótimo protetor das agressões diárias sofridas pelo cabelo, como é o caso da poluição. Atualmente, estou a gostar muito da Style Stories Original Hairspray da Alfaparf Milano.

Feita esta pequena introdução, é tempo de conhecer os três aparelhos de styling que considero um ‘must-have’ para ter em casa:

Ferramenta térmica de cabelo tradicional

A ferramenta térmica de cabelo tradicional cria ondas e caracóis ao seu gosto. Para além do mais, não danifica os fios capilares. Atendendo à relação qualidade-preço, na minha ótica, o melhor do mercado é o Iron T&C da Gamma Piu, que não deverá ser mais de 40 euros.

Ferramenta térmica de cabelo triplo

Esta é a ferramenta que todas as atrizes adoram porque dá um look muito hollywoodesco. Com este modelador, consegue ondas volumosas, como também ondas mais estreitas, tudo depende do tipo de regulação que der na placa. Atendendo à relação qualidade-preço, na minha ótica, o melhor do mercado é o Wave 3.0 da Gamma Piu, que não deverá ser mais de 80 euros.

Prancha térmica alisadora

A prancha térmica alisadora (também conhecida como ‘chapinha’ ou alisador) serve sobretudo para colocar o cabelo liso. Contudo, se tiver alguma habilidade para tratar de cabelos, também conseguirá fazer caracóis, tudo depende da forma como o utiliza. Atendendo à relação qualidade-preço, na minha ótica, o melhor do mercado é a Rainbow da Gamma Piu, que não deverá ser mais de 50 euros.

Texto: David Xavier; Fotos: DR

Siga a Revista VIP no Instagram