Praga
A Cidade Dourada

Famosos

Qui, 28/03/2013 - 0:00

É uma cidade encantada, onde o clássico se funde com o moderno de uma forma harmoniosa e cosmopolita. Quem vai a Praga acaba sempre por voltar. A capital da República Checa tem tudo para o deixar apaixonado. Não falamos só da beleza dos edifícios renascentistas e da Ponte Carlos, que une através do rio Vlatva (que em português se diz Moldava) a Cidade Velha ao Castelo de Praga.

Na verdade, Praga é um presente para os olhos dos apreciadores de arte e de arquitetura. Os seus edifícios encontram-se em perfeito estado de conservação e têm os mais variados estilos, desde o barroco, o renascentista, a art déco, a arte nova, ou o cubismo, passando ainda por alguns exemplares, mais raros, do românico e do gótico.

Uma das mais-valias da cidade é que pode percorre-la a pé num par de dias. A capital da República Checa divide-se pelos seguintes bairros históricos: o Castelo, o Bairro Pequeno, a Cidade Velha, a Cidade Nova e Josefov, o antigo gueto judeu – que agora é o centro do comércio de luxo de Praga. Pelo passeio não deixe de admirar o gótico da Catedral de S. Vito, com os seus jardins barrocos e os pátios neoclássicos. É obrigatória a visita à Basílica de S. Jorge, a mais bem conservada igreja românica da cidade; o Palácio Real, onde pode visitar a coleção de arte, na qual se encontram obras tão singulares como Uma Jovem ao Toucador e A Assembleia de Deuses Olímpicos de Rubens; e a Travessa Dourada, uma das ruas mais coloridas e pitorescas da capital checa, onde outrora viveram os ourives da cidade, os guardas do castelo e, mais recentemente, Kafka. Na verdade, Praga ganha fama não só pelas suas construções, mas sobretudo pela sua história que é feita ao redor de figuras famosas como o escritor Franz Kafka, ou o compositor Wolfgang Amadeus Mozart. Curiosamente, quando visitar o Bairro Pequeno, pode reconhecer as suas ruelas do filmes Amadeus, de Milos Forman, que aqui o rodou; pois conta a lenda que Mozart por ali viveu um curto período de tempo durante o qual conheceu Casanova, num baile do Palácio Bretfeldsky. Por estas e outras histórias, Praga é uma cidade que vale a pena ser descoberta.

Texto: Sónia Salgueiro Silva; Fotos: Impala

Siga a Revista VIP no Instagram