Reguengos De Monsaraz
Cidade do artesanato e dos menires

Famosos

O Castelo de Monsaraz
foi construído com
granito e xisto regional

Ter, 24/09/2013 - 23:00

Se procura a típica calma alentejana e a animação fora do ambiente urbano, atreva-se a dispensar alguns dias naquela que, hoje, é a segunda maior cidade do distrito de Évora. E rguida das planícies alentejanas, entre o verde dos sobreiros e o azul da albufeira do Alqueva, vislumbra-se Reguengos de Monsaraz.

Sede de um concelho tradicionalmente agrícola que tem como vizinhos os concelhos de Mourão, Évora, Alandroal, Redondo e Portel, esta cidade vive de tradições e marcos históricos. Nesta viagem irá de encontro a afamados vinhos produzidos em Portugal, às atividades artesanais e aos inúmeros vestígios megalíticos.

Atualmente é uma cidade com enorme interesse turístico e variadas atividades para todas as idades. Na barragem do Alqueva pode fazer viagens de barco, observar várias espécies animais e ainda praticar desportos radicais na água, se for adepto de adrenalina.

Reguengos de Monsaraz é herdeira de uma longa história e, a maior prova disso, são os mais de 150 monumentos megalíticos e medievais, que demonstram a ocupação desta terra desde tempos remotos e surpreendem qualquer visitante. E entre tantos, destacam-se o Cromeleque do Xerez; o Menir do Barrocal, segundo maior da Península Ibérica, com mais de cinco metros; a Rocha dos Namorados, objeto de uma arcaica tradição sobre o casamento, ainda hoje praticada e o Menir da Belhoa, que foi encontrado tombado em 1970 e restaurado.

Na cidade, não deixe de visitar a Igreja Matriz, construída em honra de Santo António em 1887. A conceção foi idealizada pelo arquiteto António José Dias da Silva, autor da Praça de Touros do Campo Pequeno em Lisboa, tendo projetado um edifício com características do espírito romântico da época gótico-manuelina. Na vila medieval de Monsaraz, admire a vista privilegiada sobre o Grande Lago do Alqueva e para tirar a melhor fotografia, descubra as fortificações e conjunto intramuros da vila de Monsaraz, onde a paisagem é única e se conseguem avistar povoações portuguesas e espanholas.

O envolvente natural desta região é emoldurado pelas vastas vinhas circundantes que, além de deslumbrantes, produzem vinhos de renome internacional. Aproveite o bom vinho para acompanhar a típica gastronomia alentejana servida nas mesas de Reguengos de Monsaraz.

E entre tantos outros pratos, delicie-se com a caldeirada de peixe do rio, o ensopado de borrego ou o bolo rançoso. Durante a visita, deixe-se levar pelas tradições e conheça melhor artesanato da região, sendo exemplo disso a olaria de São Pedro do Corval, o primeiro centro oleiro de Portugal, e as famosas mantas de Reguengos, cujo fabrico remonta às origens desta vila.

Também os trabalhos de cestaria, trabalhos em cortiça, em metal e em ferro forjado são típicos da cidade e o seu comércio permite-lhe levar para casa as recordações mais originais.

Texto: Laura Santos; Fotos: Thinkstock, Clauso Neves e Ricardo Nogueira

Siga a Revista VIP no Instagram