Manoel De Oliveira
Celebra 105 anos

Famosos

Na cidade do Porto haverá várias comemorações para assinalar esta data

Qua, 11/12/2013 - 0:00

Manoel de Oliveira celebra, esta quarta-feira, 105 anos e quer continuar a filmar. É o realizador de cinema mais velho ainda em atividade e afirmou à agência Lusa, ainda em novembro, que o financiamento do seu novo filme era "uma forma de comemorar o aniversário".

Para assinalar esta data, vão realizar-se várias comemorações no Porto, que incluem a inauguração da exposição  “Manoel de Oliveira – 105 revistas”, evento que deverá contar com a presença de Manoel de Oliveira. A exposição vai estar patente até 10 de março de 2014 no Museu Nacional de Imprensa.

Ao final do dia, o realizador deverá marcar presença no lançamento de uma peça de porcelana da Vista Alegre que vai integrar a coleção “1+1=1”. “Aniki-Bóbó” é o nome de um bule do pintor e cineasta Manuel Casimiro, filho de Manoel de Oliveira, que é uma evocação do mais famoso filme do aniversariante.

O dia de hoje culmina uma série de várias homenagens ao cineasta desde novembro, incluindo na terça-feira a do festival Douro Film Harvest e do Shortcutz, ciclo de cinema que decorre semanalmente no Hard Club, com uma instalação coletiva que representa o rosto do cineasta através de papéis gigantes, coloridos e presos com pins.

Manoel de Oliveira nasceu a 11 de dezembro de 1908, no Porto. A sua família era da alta burguesia nortenha. Já foi premiado em vários festivais de cinema, como Cannes e Veneza, foi doutorado honoris causa por diversas universidades e é comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada e das Artes e Letras Francesas.

Texto:MA; Fotos: Impala

Siga a Revista VIP no Instagram