Nacional

Casos
Personalidades famosas com filhos especiais

Bibá Pitta é um dos exemplos. Uma mamã com uma filha especial que participa em campanhas de sensibilização a favor de pessoas com síndrome de "Down" e outras patologias.

Várias personalidades famosas têm filhos com necessidades especiais. Em Portugal, Bibá Pitta nunca escondeu que a filha Madalena nasceu com síndrome de Down. A socialite é ativista de campanhas de sensibilização para este tipo de doenças. Em 2009, lançou o livro "O Cromossoma do Amor" escrito com Inês de Barros Baptista.

Em 2014, Jon Stewart ex-apresentador do "The Daily Show", falou publicamente que o filho sofre de doença celíaca. Esta patologia autoimune afeta 1% a 3% da população mundial.

Greg Grumberg, ator da série Heroes, tem um filho de sete anos com epilepsia. Um motivo para ajudar outras famílias na mesma situação. No ano de 2010, lançou o site TalkAboutIt.org, para que a doença fosse mais abordada.

O ator Christopher Gorham tem um filho de 15 anos com sídrome de Aspeger, que frequenta terapia da fala, terapia ocupacional, psicólogo e especialista em comportamento.

O cantor porto-riquenho Wisin, partilhou que a filha com apenas um mês morreu depois de nascer de trissomia 13, mais conhecida como síndrome de Patau. Esta partilha motivou a que a imprensa sul-americana publicasse diversos artigos sobre esta patologia rara.

Os filhos de Neil Young, Zeik e Ben, de duas relações diferentes, foram ambos diagnosticados com paralisia facial. Em 1986, o cantor fez um concerto de angariação de fundos para abrir o Bridge School (uma organização de apoio a crianças com atraso no desenvolvimento), na Califórnia. A música “Transformer Man” é dedicada ao filho Ben que, apesar das limitações, gere uma quinta de produção de ovos orgânicos na Califórnia.

A atriz brasileira Bel Kutner, conhecida como a enfermeira “Joana” da novela “Amor à Vida”, da Globo tem um filho de 11 anos com autismo e esclerose tuberosa, uma doença rara que desenvolve tumores benignos em diferentes órgãos.

O antigo jogador de basebol dos New York Yankees, Jorge Posada, tem um filho com síndrome de craniossinostose, um defeito congénito que provoca alterações no crânio. Jorge Posada criou uma fundação para ajudar famílias com situação idêntica.

Sylvester Stallone foi das primeiras personalidades conhecidas a assumir a doença do filho mais novo, Seargeoh, diagnosticado com apenas três meses de idade.

Em 2007, Collin Farrell falou publicamente que o filho James sofria de sídrome de Angelman. Este mês o ator participou numa angarição de fundos para a FAST (Foundation for Angelman Therapeutics), em Chicago. A organização tem o objetivo de atingir 2,5 milhões de dólares até ao final do ano, para financiar a investigação de uma cura para a doença com terapia genética, ainda em fase experimental.

 

Fotos: Impala, Reuters e DR