Manuel Maria Carrilho
Carlota e Dinis já estão de férias com o pai

Famosos

O professor
universitário
mostrou ser um
pai muito
carinhoso
e atencioso

Qui, 28/08/2014 - 23:00

Depois de Bárbara Guimarães passar férias com os filhos, é agora a vez de Manuel Maria Carrilho ter algum tempo de qualidade com Dinis, de dez anos, e Carlota, de três.

O professor universitário escolheu a Quinta do Lago, para onde costuma ir há já alguns anos, para passar férias em família – com os filhos, mas também com os irmãos e com os sobrinhos. E o ritual é quase todos os dias o mesmo: depois do almoço, Carlota dorme a sesta e só depois vão para o areal. Pouco depois da sua chegada, por volta das cinco, o antigo ministro da Cultura comprou bolas de Berlim e, logo a seguir, foram mergulhar. Depois, os pequenos correram e brincaram na praia, enquanto o progenitor conversava com os familiares.

Dinis, visivelmente divertido, mostrava-se sempre protetor e atento às necessidades da irmã, não revelando sinais de preocupação, apesar de certamente saber que decorrem em tribunal acusações mútuas entre o pai e a mãe, que se separaram em novembro último, em clima de guerra aberta. Se, por um lado, a apresentadora apresentou queixa contra o ex-marido por violência doméstica, por outro, foi agora constituída arguida após queixas-crime de Carrilho por agressões e abandono dos filhos, apresentadas depois de, alegadamente, o menino ter chamado o pai ao perceber que estava sozinho em casa da mãe, de madrugada.

Contactado pela VIP, Manuel Maria Carrilho começou por adiantar que é tempo de férias e que aguarda ansiosamente pelo julgamento. “Para mim, não está a acontecer nada, está tudo de férias, até no plano judicial. Mas estou muito tranquilo e também muito ansioso para que as coisas avancem, pois, naturalmente, há coisas a acertar no plano judicial, e coisas a acertar em relação aos meus filhos”, disse, adiantando que, quanto ao eventual pedido de guarda total, tomará decisões “até ao final do mês”.

“Não acho que as coisas tenham corrido bem desde novembro e estou preocupado com situações que se conhecem, de maus tratos, de abandono e, recentemente, até de violentação por parte da Bárbara e do namorado. Isso não ajuda ao bem-estar das crianças”, diz, referindo-se ao facto de terem aparecido na comunicação social fotografias que revelam que Bárbara já apresentou aos filhos Kiki Neves, o empresário com quem namora há cerca de três meses.

No entanto, garante, não é isso que motiva a intenção de avançar com o pedido de poder paternal. “O que espoletou isso foi que o Dinis e a Carlota não podem estar sujeitos a negligência parental total. Nesta altura, estamos na hora das consequências e só procuro protegê-los e estar com eles, porque a mãe não está com eles, e eles precisam dos pais, precisam de tranquilidade, de uma família equilibrada. Acho uma imprudência total, ao fim de três meses, pô-lo (Kiki Neves) em contacto com os filhos”, diz, sublinhando que, com a queixa-crime, conseguiu os seus objetivos. “Eu apresentei queixa em maio, de maus tratos, e os tribunais que decidam. A minha pretensão era que isso acabasse, e acabou na hora da queixa, nunca mais voltou a acontecer. O primeiro objetivo era esse. A última tareia que levou foi por dizer à mãe que queria viver comigo”, afiança, garantido que Dinis manifesta vontade de viver com o pai.

Até lá, vão continuar a aproveitar, no Algarve, as primeiras férias de verão depois da separação. “Eu gosto muito de estar com os meus filhos o mais descontraído possível. Estamos aqui em família e é muito bom passar os dias com eles”. Depois das férias, as crianças regressarão aos cuidados da mãe, com quem residem.

Recorde-se que também Bárbara mudou de casa recentemente, alegando que se sente perseguida pelo ex-marido, que vive muito perto da casa que partilharam durante o casamento. No entanto, optou por ficar numa rua próxima, não alterando as rotinas dos filhos.

Texto: Elizabete Agostinho; Fotos: Impala

Siga a Revista VIP no Instagram