Copenhaga
A capital da felicidade

Famosos

Qui, 02/05/2013 - 23:00

Copenhaga é a maior cidade da Escandinávia e uma das mais antigas da Europa. A capital dinamarquesa é o exemplo de uma sociedade verde e sustentável. No país mais de 20 por cento da energia produzida é obtida de fontes renováveis. No entanto, e apesar do crescimento e desenvolvimento de novas tecnologias, mantém um encanto e uma atmosfera de pequena povoação, que a torna num local acolhedor. Com uma herança arquitetónica rica e com habitações de estilo clássico que remontam aos finais do século XVIII, Copenhaga, deve ser vista usando o principal meio de transporte local: a bicicleta. A cultura do ciclismo dinamarquesa é extraordinária. Perto de metade da população vai para o trabalho de bicicleta. Os 400 quilómetros de ciclovias disponíveis, na capital da terra dos vikings, permitem chegar a todo o lado. Se tem espírito aventureiro, aproveite e desfrute dos prazeres de pedalar ao ar livre, enquanto contempla a cultura deste país nórdico, considerado o lugar mais feliz para viver e o segundo Estado mais pacífico do mundo, além de ser o país com menor índice de desigualdade social.

Um dos locais ideais para começar é junto ao porto marítimo onde se encontra a famosa estátua da Pequena Sereia, figura dos contos de Hans Andersen. Uma visita ao castelo de Rosenborg e aos palácios de Christiansborg e de Amalienborg são “etapas“ que devem ser percorridas com paragens obrigatórias. Nestes locais ficará a conhecer um pouco melhor a história da mais antiga monarquia do mundo. Quando se cansar poderá utilizar os transportes públicos, que têm espaços próprios para as bicicletas.

Com 1000 anos de História, Copenhaga, preserva a beleza escandinava. Cada canto da cidade é extremamente limpo, bem conservado, equilibrado e tentador. Aqui, não há espaço para arranha-céus. A construção tem sido feita de forma harmoniosa, resultando num equilíbrio maravilhoso entre o contemporâneo e o clássico.

Texto: Nuno Dias, Fotos: Thinkstock

Siga a Revista VIP no Instagram