Culinária

Bolo de laranja com musse
Sabores que combinam

A união do bolo de laranja com a musse de chocolate é uma combinação perfeita.

Bolo de laranja com musse

12 porções
Tempo de preparação: 1 h
Grau de dificuldade: Fácil
Frigorifico: 3 dias
Congelar: 15 dias

Ingredientes: 
90 g de manteiga à temperatura ambiente
125 g de açúcar
3 ovos
1 laranja
120 g de farinha com fermento
1 receita-base de musse
5 folhas de gelatina incolor
200 ml de natas
manteiga, cacau em pó, casca de laranja cristalizada e erva-cidreira q.b.

RECEITA-BASE DE MUSSE:
Comece por partir 100 g de chocolate para culinária em pedacinhos e leve ao lume, em banho-maria, até derreter. Acrescente 100 g de manteiga e continue a mexer, envolvendo muito bem. À parte, bata bem 3 gemas com 30 g de açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicione-o ao chocolate derretido, envolvendo delicadamente. Reserve. À parte, bata as claras em castelo e junte-lhes o restante açúcar, batendo mais um pouco. Envolva cuidadosamente no preparado anterior. Reserve no frigorífico.

Preparação:
1- Unte uma forma retangular com manteiga e forre-a com papel vegetal, também untado. Reserve. Ligue o forno a 180º C. Bata a manteiga com o açúcar e adicione-lhes as gemas, batendo entre cada adição. De seguida, acrescente a casca de laranja e misture. Peneire a farinha e adicione-a também à massa. 
2- À parte, bata as claras em castelo e envolva-as também no preparado. Verta-o na forma e leve a meio do forno a cozer durante 30 minutos. Decorrido o tempo, retire do forno e deixe arrefecer. 
3- Prepare a receita de musse e reserve-a no frigorífico. Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria por cinco minutos. Bata as natas até que fiquem bem firmes. Retire duas colheres, de sopa, deste preparado e junte-lhe as folhas de gelatina escorridas. Leve uns segundos ao micro-ondas ou ao lume em banho-maria até derreter e envolva nas restantes natas.
4- Junte com a musse, envolvendo delicadamente. Disponha este preparado sobre o bolo já frio e leve ao frigorífico até solidificar. Sirva o bolo bem fresco, polvilhado com cacau em pó. Decore com casca de laranja cristalizada e erva-cidreira e sirva. 

IMPORTANTE!
Deixe o bolo arrefecer por completo e só depois disponha a musse sobre o mesmo.