Culinária

Bolo de chocolate praliné
Sobremesa requintada e crocante

Esta é uma sobremesa perfeita! Fique a saber como fazer esta delícia...

Bolo de chocolate praliné

12 porções 
Grau de dificuldade: Fácil 
Tempo: 1 h 20 min.
Frigorífico: 1 dia
Congelador: 10 dias 

Ingredientes:
5 ovos
300 g de açúcar
2 c. sopa de cacau em pó
1 dl de leite morno
100 g de farinha
1 dl de água fria
100 g de amêndoa inteira sem pele
2 dl de natas
100 g de doce de ovos
200 g de tablete de chocolate
manteiga para untar 

Preparação:
1 - Ligue o forno a 180° C. Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal, também untado. Bata as gemas com 100 g do açúcar, até obter um creme. À parte, dissolva o cacau no leite morno e envolva no preparado anterior, juntamente com a farinha. Bata as claras em castelo e misture-as também na massa. Verta no tabuleiro e leve a meio do forno, durante 20 minutos.
2 - Faça o praliné: Ferva o restante açúcar com a água até obter um ponto-caramelo: O caramelo está no ponto quando apresenta a cor dourada e o cheiro característico, que se acentuam com o tempo de cozedura. Envolva a amêndoa e verta o preparado sobre um tapete de silpat. Deixe solidificar e triture metade do praliné.
Desenforme o bolo de cacau, deixe-o arrefecer e corte-o em três tiras do mesmo tamanho; reserve. Bata as natas e misture-lhes o doce de ovos e o praliné triturado. Recheie as tiras de massa, sobrepondo-as em camadas com o creme de natas e cubra também os lados.
Parta o chocolate em pedaços e derreta-o banho-maria. Mexa até dissolver e, com uma espátula, coloque pequenas porções de chocolate sobre uma superfície de trabalho. Deixe solidificar e enrole obtendo canudos.
Pique o restante praliné e polvilhe as laterais do bolo com o mesmo. Decore a parte superior com os canudos de chocolate e sirva o bolo cortado em fatias.