Culinária

Bolo de banana caramelizada
Doçura dourada

Coma mais fruta à sobremesa ou ao lanche e usufra dos seus benefícios para a saúde. A banana é dos frutos mais ricos em potássio e resulta bem neste bolo em que caramelizada ainda sabe melhor! Prove!

Bolo de banana caramelizada

12 porções
Tempo de preparação: 1 h 30 min
Grau de dificuldade: Fácil
Frigorifico: 4 dias
Congelador: 30 dias

Ingredientes: 

MASSA:
3 ovos
150 g de açúcar
5 c. (de sopa) de óleo
5 c. (de sopa) de água morna
4 c. (de sopa) de caramelo líquido
 50 g de miolo de amêndoa
130 g de farinha
1 c. (de sobremesa) de fermento em pó
COBERTURA: 
5 bananas
 ½ limão(sumo)
150 g de açúcar
8 c. (de sopa) de água

Preparação:
1- Ligue o forno a 180º C. Unte uma forma retangular com manteiga, forre-com papel vegetal untado de igual modo e polvilhe com farinha. Parta os ovos e separe as claras das gemas. Bata as gemas com o açúcar, adicione-lhes o óleo, a água morna e 2 colheres, de sopa, do caramelo líquido. Misture o miolo de amêndoa com a farinha e o fermento. Bata as claras em castelo e envolva no preparado de gemas, alternando com a mistura de secos. Verta na forma e leve ao forno por 25 minutos. 
2- Descasque as bananas, corte-as em rodelas e regue-as com sumo de limão; reserve. Leve ao lume, numa frigideira, o açúcar com 5 colheres, de sopa, da água, até obter caramelo . Junte a restante água e a banana ao caramelo , envolva e deixe ferver um pouco; retire do lume. 
3- Retire as rodelas de banana do caramelo e coloque-as por cima do bolo. Adicione a amêndoa palitada ao molho que ficou na frigideira, envolva e espalhe pelas extremidades da superfície do bolo. Deixe arrefecer e sirva. 


ALTERNATIVA: 
Prepare uns queques com esta massa: coloque-a dentro de pequenas formas de queques e disponha 1 fatia de maçã por cima; leve ao forno aquecido a 180º C e deixe cozer por, aproximadamente, 35 minutos.