Ana Garcia Martins E Sónia Morais Santos
Bloggers dão a cara por campanha solidária

Famosos

“Faz todo o sentido sermos solidárias”

Qui, 21/06/2012 - 23:00

 São milhares as pessoas que acedem diariamente aos blogues A Pipoca Mais Doce e Cocó na Fralda e que gostam de acompanhar as aventuras e desventuras de Ana Garcia Martins e Sónia Morais Santos. Pelo primeiro passam cerca de 35 mil visitas, enquanto no segundo são perto de 20 mil, as mais do que suficientes para as duas bloggers acharem que, além de partilharem momentos da sua vida pessoal, também devem tirar partido das suas plataformas para sensibilizarem os seus leitores para causas solidárias. Foi nesse sentido que acederam ao convite de se associarem à Skechers, que está a promover uma campanha que visa ajudar crianças carenciadas. Por cada par de BOBS vendido – alpercatas de verão com um design descontraído, informal e coloridas – a marca de calçado desportivo oferece outro par a uma criança necessitada. A campanha está a decorrer durante todo o verão e no final da temporada Ana Garcia Martins e Sónia Morais Santos vão pessoalmente entregar os sapatos.

Enquanto bloggers cabe-nos também um bocadinho este papel. Se temos uma plataforma por onde passam diariamente milhares de pessoas, porque não utilizá-la e tentar canalizar a audiência que temos, sensibilizando–a para questões deste género?”, diz Ana Garcia Martins, que partilha a opinião com Sónia Morais Santos que os blogues devem ter cada vez mais uma função social. “Sem dúvida nenhuma. Faz todo o sentido sermos solidárias. Já que temos cada vez mais visibilidade e há uma nova tendência de mercado para isso, acho que temos um papel essencial em podermos levar as pessoas a olhar de uma outra forma para o mundo e tentar canalizá-las para movimentos solidários, que podem ser doação de sangue, medula óssea… é essencial”, sublinha Sónia Morais Santos.

Fã confessa de calçado – Ana Garcia Martins tem cerca de 250 pares e uma assoalhada inteira para guardá-los – a autora de A Pipoca Mais Doce acha que esta ação junta o melhor de dois mundos e, em tom de brincadeira, diz que é uma boa desculpa para as mulheres darem aos maridos sobre a chegada de mais um par de calçado ao conforto do lar: “Querido, comprámos uns sapatos, mas… estamos a ajudar uma criança carenciada que vai receber uns sapatos’. Parece-me um pretexto muito bom para justificar a entrada de mais meia dúzia de sapatos lá em casa.” A instituição que vai beneficiar desta ação ainda não está escolhida, mas é com grande expectativa que as duas bloggers aguardam pelo momento de entrega do calçado às crianças. Sónia Morais Santos está a pensar levar os três filhos: Manuel, dez anos, Martim, sete, e Madalena, dois. “Gosto muito de envolvê-los nestas iniciativas.

Ana Garcia Martins criou o seu blogue há cerca de oito anos, enquanto o Cocó na Fralda existe há cerca de quatro anos. Sónia Morais Santos explica o fenómeno de popularidade ao comparar o blogue com uma novela. “Nas novelas vemos outras vidas que podiam ser as nossas e aqui é a mesma coisa. É uma espécie de um diário no qual às vezes expomo-nos mais, outras resguardamo-nos mais. As pessoas têm ideia que nós temos ali tudo, mas é apenas uma pequena percentagem do que é a nossa vida. Mas é muito representativo do que as pessoas têm nas suas vidas ou gostavam de ter, sonham, momentos dramáticos que também viveram, é um processo de identificação.” Já a autora de A Pipoca Mais Doce acha que é pela normalidade. “As pessoas reveem-se em nós porque somos as pessoas comuns – the girl next door – e acabam por se rever numa data de situações que vivemos, pois relatamos muitos episódios do nosso dia-a-dia. Acho que é por aí.

Apesar de partilharem com o mundo momentos da sua vida, as duas bloggers não sentem que se estejam a expor demasiado. “Não, seguramente. A minha vida é muito mais do que ali aparece. O que eu ponho ali é aquilo que eu não me importo de partilhar, pois o que é realmente da minha esfera íntima não está no blogue. Ali estão coisas que eu acho graça, vídeos divertidos, ações que têm esse cariz de responsabilidade que falávamos e coisas que engraçadas que os miúdos dizem.” Ana Garcia Martins considera que “há um limite” para a exposição, que pode ser alargada até onde querem. E, à semelhança de Sónia, garante que a sua vida também não está toda no blogue. “Eu escolhi uma linha editorial e sigo-a. O que não quer dizer que não tenha muitos outros interesses e muitas outras coisas na minha vida. Ali exponho o que eu não teria dificuldade em comentar numa conversa de amigos ou mesmo com um estranho. Não revelo nada da minha vida que seja extremamente íntimo.

O mediatismo que os seus blogues alcançaram tirou Ana Garcia Martins e Sónia Morais Santos do anonimato, em particular à primeira que tem-se associado e participado em campanhas com conhecidas marcas. Por vezes participam em eventos também, algo muito associado às figuras públicas. “Não me vejo como tal”, diz Sónia, seguida por Ana que reforça a ideia. “Eu também não e não gostaria. Gosto das coisas exatamente como estão. Quando se ultrapassa um certo patamar o retorno já não é tão positivo, estou ótima assim, não quero ser figura pública”, garante a blogger, que goza de um mediatismo tranquilo. Sónia Morais Santos admite que ainda fica “um pouco desconcertada” quando alguém a reconhece porque associou a sua cara ao blogue. Sónia Morais Santos criou o seu blogue influenciada por Ana Garcia Martins. “Trabalhávamos juntas na Time Out e pressionava-a a escrever, mas precisamente por reconhecer esse talento nela para a crónica da vida diária”, recorda Ana. O blogue Cocó na Fralda prepara-se para ser lançado em livro.

Texto: Helena Magna Costa; Fotos: Luís Baltazar; Produção: Zita Lopes; Maquilhagem e cabelo: Vanda Pimentel com produtos Maybelline e L’Oréal Professionnel

Siga a Revista VIP no Instagram