Lagoa Do Fogo
Beleza selvagem

Famosos

Qui, 11/10/2012 - 23:00

 A Lagoa de Fogo, na ilha de São Miguel, Açores, venceu a categoria de Praia Selvagem nas Sete Maravilhas – Praias de Portugal e não vai deixar os turistas que a visitarem defraudados.

É um enorme espelho de águas transparentes com uma península com praia, rodeada por uma envolvente natural de grande tranquilidade e beleza. Sem infraestruturas de apoio, esta área encontra-se classificada como Reserva Natural e apela a atividades de contacto com a natureza. De extrema beleza, a descida até à praia é um desafio ao visitante. Atente nas espécies de plantas endémicas dos Açores que constituem a flora: é o caso do cedro-do-mato, o louro e o sanguinho. Surgem ainda a malfurada, a urze e o trovisco-macho, que vão ladeando a descida até às águas cálidas e amenas. A descida é fácil e a subida leva uns 20 minutos em ritmo de passeio, com algumas paragens para descansar e apreciar a paisagem.

Um conselho: se o topo estiver coberto de nuvens, não vale a pena pensar em ir até à lagoa, pois corre o risco de chegar lá e não ver nada. Mas se o dia estiver com boa visibilidade, a experiência é muito compensadora. Bom calçado para caminhada, um cantil com água, um protetor solar e óculos de sol é tudo o que precisa para um passeio que o vai surpreender. Não se esqueça, claro está, do fato de banho, porque depois do passeio o espelho de água que ocupa uma área de 1360 hectares vai convidá-lo a um mergulho. Se gosta de espaços abertos com pouca gente por perto, aconselhamos que faça este passeio num dia de semana. A Lagoa do Fogo fica a 575 metros de altitude, no centro da ilha de São Miguel, e é classificada como Reserva Natural desde 1974. A Lagoa ocupa a grande caldeira de um vulcão adormecido desde 1563 no maciço vulcânico da serra de Água de Pau e ter-se-á formado há cerca de 15 000 anos.

Texto: Sónia Salgueiro Silva; Fotos: Visitazores

Siga a Revista VIP no Instagram