Ingredientes: 4 batatas-doce, 1 raminho de coentros, 1 raminho de salsa, 1 folha de louro, 1 cebola pequena, 4 dentes de alho, 4 postas de bacalhau demolhado, 1 dl de azeite, 2 tomates maduros, 500 g de mexilhão meia concha, 1 dl de vinho branco, 1 c. (de sopa) de coentros picados, sal q.b. 

Modo de Preparação: 
1- Lave as batatas, corte-as às rodelas e coloque-as numa panela com água e sal. Junte o raminho de coentros, o de salsa, o louro, a cebola e um dente de alho esmagado. Leve ao lume e depois de ferver, cozinhe, por quatro minutos. Decorrido o tempo, junte o bacalhau e ferva, por mais um minuto. Retire a panela do lume e deixe acabar a cozedura. 

2- Lamine os restantes dentes de alho e refogue-os no azeite. Corte o tomate em cubos, limpando-o de pele e sementes e junte-os ao refogado, assim como o mexilhão. Tempere com sal e refresque com o vinho branco. Tape o tacho e cozinhe em lume brando, por mais cinco minutos. 

3- Retire o miolo de mexilhão, deixando quatro na concha para decoração. Junte o miolo novamente ao tomate, assim como os coentros picados. Envolva tudo bem e retire. Escorra as batatas e o bacalhau e sirva com a tomatada de mexilhão e os mexilhões reservados. Adicione à tomatada uma colher, de sopa, de alcaparras.