Mariana Monteiro
Atriz fala sobre violência doméstica

Famosos

Atriz recusou comentar o caso do namorado, João Mota, que sofreu abusos

Qui, 14/05/2015 - 23:00

Foi com muito orgulho que a atriz aceitou o convite da Segunda Divisão Policial da PSP de Lisboa para participar no Seminário Violência Doméstica: Da Prevenção à Proteção.

Mariana Monteiro ficcionou o depoimento de um jovem de 15 anos que viu a mãe ser vítima de agressões por parte do pai e revelou em exclusivo à VIP: “Foi um texto escrito por mim, uma história que pudesse ser real e que as pessoas pudessem ficar chocadas.”

A atriz conta que nunca foi vítima de violência doméstica. “Nunca vivi nenhuma experiência de perto. O meu pai é sociólogo e trabalhou muito tempo para o Direito e Igualdade das Mulheres e, por isso, vi sempre o outro lado, mas também me apercebi que havia esta vontade de proteger as vítimas, como havia o lado dos agressores que continuavam a fazer estas atrocidades”, esclarece.

No entanto, o namorado, João Mota, em 2011, concorreu à Casa dos Segredos, precisamente com o segredo: “Fui vítima de violência doméstica.” Sobre o assunto, a atriz recusa-se a fazer qualquer comentário.

Quando questionada sobre que motivos levarão as mulheres a sujeitarem-se a estas situações, Mariana Monteiro é perentória: “É muito difícil encontrarmos um único motivo, mas se calhar há muitas mulheres que são manipuladas pelos agressores de tal forma, que as fazem sentirem-se culpadas. Muitas até pensam: ‘Eu mereço isto’, o que aliado a uma baixa autoestima as leva a não reagir. Estas mulheres não tem amor próprio. Muitas também poderão vir de cenários iguais e pensar que se a mãe também sofreu isto, então será normal. Há uma série de motivos, mas hoje em dia com tanta informação já não pode ser motivo. As organizações e a PSP informam e ajudam as pessoas. Há chamadas anónimas! Quebrem o silêncio!”

A atriz acrescenta: “É importante que os jovens perceberem isto, porque podem ver alguma destas situações em casa e podem ser eles a denunciar o caso.” A apresentadora do The Voice Portugal sugere a criação de uma disciplina na escola que possa educar as crianças com princípios, valores base, conceitos de cidadania e até de psicologia. “Uma disciplina que desse um apoio psicológico às crianças e adolescentes”, defende.

Além disso, ainda sublinha que “os desenhos animados deviam explorar estes temas de forma didática. Hoje em dia há muitos que promovem a violência. As crianças estão a ver esses exemplos que podem ter grandes repercussões na sua formação”.

A atriz deixa um apelo a todos: “Estejam atentos em casa, sejam jovens, adultos ou idosos, à casa dos vossos vizinhos e falem sempre. Nunca guardem para vocês situações de violência doméstica. Ninguém merece viver assim!”

 Texto: Carla Vidal Dias; Foto: Zito Colaço 

Siga a Revista VIP no Instagram