António Simões
Gay assumido, vai liderar o maior banco da Europa

Nacional

Conheça a história do gestor português que assume a presidência do HSBC em setembro

Dom, 16/08/2015 - 20:00

É de momento o português mais falado no sector da banca, depois de ter sido anunciado que, a partir do dia 1 de setembro, assume a presidência do HSBC Bank, um dos maiores bancos a nível mundial.

 

António Simões, de 40 anos, tem­‑se destacado por uma carreira de sucesso como banqueiro. Passou pela McKinsey e pelo Goldman Sachs, liderando desde 2013 a unidade do HSBC no Reino Unido. E tem chamado também as atenções por se assumir orgulhosamente “gay, baixinho e careca”.

 

O gestor, que está longe de Portugal há quase duas décadas mas costuma vir regularmente visitar o pai, tem uma casa no Alentejo e formou­‑se na Universidade Nova, onde foi o melhor aluno do seu curso de Economia, com média de 18 valores.

 

Filho único, revelou numa entrevista a Anabela Mota Ribeiro que recebeu sempre todo o apoio dos pais, ambos ligados à banca, em seguros.

 

“Os meus pais são divorciados e o meu pai voltou a casar; tenho uma irmã à qual chamo irmã porque crescemos juntos. Os meus pais deram­‑me todo o apoio, quiseram que tivesse a melhor educação possível. Sempre esperaram, de alguma forma, que eu fosse excelente. Não que fosse o melhor, isso é um conceito muito restrito. A questão da insegurança vem mais de mim. Tenho 39 anos, passei os primeiros 30 anos nesta corrida”, dizia no verão do ano passado.

 

Texto: Ana Gomes Oliveira; Fotos: Paula Nunes/Diário Económico e DR

 

Leia o artigo na íntegra na edição n.º943, nas bancas ou aqui

Siga a Revista VIP no Instagram