Andreia Sampaio
“Tenho saudades do Rodrigo”

Nacional

Mãe do filho do ator Rodrigo Menezes, fala da dificuldade de criar sozinha o menino de cinco anos

Sáb, 25/07/2015 - 17:30

Nove meses após a morte prematura de Rodrigo Menezes, a mãe do filho do ator, Andreia Sampaio – que ficou recentemente em oitavo lugar num concurso de biquíni fitness –, abre o coração à VIP e conta como tem sido criar Afonso sem a presença paterna. 

VIP – Como tem sido criar o Afonso sozinha?
Andreia Sampaio – Não estou totalmente sozinha. Tenho a minha família, a minha mãe e a minha irmã, pessoas que me ajudam quando não posso estar presente. Por exemplo, em dias de campeonato e em dias de ginásio mais intenso, não o posso levar comigo, mas o resto dos dias, ele acompanha­‑me sempre. Não é fácil quando se trata de uma separação, mas temos sempre o pai do outro lado para falarmos todos os dias, para trocarmos ideias um com o outro, para o Afonso estar com ele durante os fins de semana, como estava. A partir do momento em que isso deixa de existir, é muito mais complicado.

Como está o Afonso?
Está bem. Vai entrar para a escola em setembro. Vai entrar ainda com cinco anos, pois só faz seis em outubro. Ele é muito esperto. O Afonso já sabe ler e escrever. É uma criança muito interessada, quer sempre aprender mais, e depois é um menino muito bem-comportado.

Com quem é que ele é mais parecido?
Fisicamente, tem um pouco dos dois. A personalidade dele é muito parecida com a do Rodrigo. Nesta altura, nota­‑se muito. O Afonso é muito tranquilo. Não se chateia e não gosta de ver as pessoas chateadas, faz­‑lhe confusão, e o Rodrigo era exatamente assim, muito peace and love. O Afonso é igual.

Foi muito complicado contar­‑lhe que o pai morreu?
Foi complicado porque, na cabeça do Afonso, as pessoas morriam porque eram velhas. Foi isso que lhe expliquei quando o meu pai morreu e ele me perguntou porque não tinha avô. Disse­‑lhe que o avô era uma estrelinha que está no céu e morreu porque já era velhinho e estava doente, e foi isso que ele interiorizou. Agora, explicar­‑lhe isto tratando­‑se do pai, uma pessoa que morreu nova… foi complicado, mas tive de lhe contar… O que ele sabe é que o pai é uma estrelinha que está no céu e que olha por ele todos os dias. Sempre que quer falar com o pai, vai à janela e fala. Todas as noites, ele olha para o céu, estamos na rua e ele olha, vê uma estrela e diz que é o pai. Se há outra estrela ao lado, diz que é o avô. Pergunta­‑me se eles andam sempre atrás dele.

Quais são as brincadeiras preferidas do Afonso?
Normalmente, os meninos da idade dele gostam muito de ir para a rua jogar à bola. O Afonso também começou a jogar futebol no Real de Massamá, esteve lá três meses e não quis ir mais. Ele faz natação há dois anos e adora. É um excelente nadador e também sai ao Rodrigo nesse aspecto. O Rodrigo adorava a água, fazia surf. O Afonso nada mesmo bem. No último sarau que houve, fiquei mesmo “babada”. Por outro lado, o meu filho adora encarnar personagens e tem muito jeito. Ele tem todos os fatos dos Vingadores e o que mais gosta é chegar a casa todos os dias, vestir um fato e fazer aquelas personagens. 

Gostava que ele seguisse a carreira de ator?
Não me importava nada. É o que ele quiser e acho que sim, ele tem muito jeito. Já percebi que ele é mais direcionado para as artes. Ele adora desenhar, representar e tem muito jeito.

Como é que recorda o Rodrigo?
Como um grande amigo, principalmente.

Tem saudades dele?
Claro que tenho saudades do Rodrigo. Sinto muitas saudades dele.

Já foi de férias?
Não, vamos agora no início de agosto. Vamos ficar por cá, aproveitar para fazer praia e piscina. 

Leia a entrevista completa na edição número 940 da VIP 

Texto: Carla Vidal Dias; Fotos: Luís Baltazar; Produção: Romão Correia; Cabelos e maquilhagem: Vanda Pimentel   

Siga a Revista VIP no Instagram