Carl Philip E Sofia Hellqvist
Alguém se opõe ao casamento?

Realeza

O príncipe da Suécia e a ex-modelo casam-se a 13 de junho em Estocolmo

Seg, 01/06/2015 - 11:50

Desde o passado dia 17 de maio e até 13 de junho, decorre o período de banhos do casamento entre o príncipe Carl Phillip e a ex-modelo de lingerie e ex-concorrente do reality show Paradise Hotel. A proclamação do casamento, com data marcada para o dia de Santo António (data que se assinala em Lisboa), decorreu na capela do Palácio Real de Estocolmo, localizado na ilha de Stadsholmen, na capital sueca. Neste momento especial para a monarquia daquele país, esteve presente toda a família real. Até mesmo a rainha Sílvia que, em 2009, quando o namoro do príncipe foi assumido, não morria de amores pela futura nora. Todavia, desde então, Sofia Hellqvist passou por um processo de renovação de imagem e as roupas mais ousadas deram lugar a um guarda-roupa convencional, mais de acordo com o seu futuro estatuto de princesa sueca e duquesa de Värmland.
 
Carl Philip é o único filho homem do rei Carlos Gustavo e da rainha Sílvia da Suécia. Nasceu como príncipe herdeiro e manteve o título e o primeiro lugar na linha de sucessão ao trono apenas por sete meses, até 1 de janeiro de 1980, data em que uma alteração à Lei de Sucessão (herdada pelo primogénito do sexo masculino, para uma de primogenitura simples) o colocou em segundo lugar, atrás da irmã mais velha, a princesa herdeira Victoria. Em 2012, com o nascimento da princesa Estelle, filha da sua irmã mais velha, Carl Philip passou para terceiro lugar na linha de sucessão.
Na cerimónia que decorreu na capela do Palácio Real de Estocolmo, reinou a elegância e sobriedade no guarda-roupa de uma cerimónia formal, mas descontraída: Carl Philip surgiu num fato escuro com uma gravata azul-marinho, enquanto a sua noiva optou por um singelo tailleur Max Mara de cor pérola, chapéu Malinda Damgaard, clutch Bottega Veneta e sapatos Kurt Geiger.
A princesa Victoria escolheu os tons azuis-claros de um vestido Filippa K, com sapatos By Malene Birger, chapéu Philip Treacy e uma clutch Nancy Gonzalez, entrando na capela de mão dada com a filha, Estelle, agora com dois anos de idade e que surgiu com um vestido Marie Chantal.
 
Este é um momento importante para a monarquia sueca, que vê os súbditos aceitarem de braços abertos um casal que, durante algum tempo foi tudo menos convencional para os parâmetros de uma casa real. O príncipe Carl Philip revelou à Imprensa o que pensa sobre a sua futura mulher: “Tenho agora a incrível honra de estar noivo desta fantástica jovem. Sofia aceitou partilhar o resto da sua vida comigo.” Sofia Hellqvist retorquiu com “o Carl Philip é a pessoa mais humilde que alguma vez conheci, o que me fez apaixonar de imediato”.
 
A leitura dos banhos representa o anúncio oficial da Igreja de que um casal tenciona casar e tradicionalmente oferece a oportunidade a qualquer pessoa de manifestar as suas objeções à concretização do casamento em questão. Todavia, a avaliar pelos rostos sorridentes e atmosfera de felicidade que rodeou o evento, será pouco provável que tal aconteça…  
 
Texto: L.P.; Foto: ATPress

Siga a Revista VIP no Instagram