Al Jarreau
Lenda do jazz morre aos 76 anos

Internacional

O artista tinha sido internado há cerca de uma semana por exaustão, mas desconhecem-se as causas da morte

Seg, 13/02/2017 - 16:00

Era um dos nomes maiores do jazz e rhythm&blues, tendo feito questão de pisar os palcos até ao final da sua vida. Al Jarreau morreu ontem, 12 de fevereiro, num hospital de Los Angeles, Estados Unidos da América, depois de ter sido internado na quarta-feira anterior, com um quadro de fadiga extrema. Todavia, as causas da morte não foram ainda divulgadas.

 

A notícia da sua morte foi dada através da página oficial do cantor, revelando que a família próxima estava ao seu lado no momento do falecimento.

 

Al Jarreau foi um dos nomes mais importantes do jazz das últimas décadas, tendo ficado célebres os seus improvisos em palco.

 

Filho de um pastor religioso, Al Jarreau começou a cantar no coro da igreja aos quatro anos de idade, ao mesmo tempo em que se apresentava numa variedade enorme de eventos em Milwaukee, sua cidade natal, ao lado dos irmãos ou sozinho.

 

A música não foi a única atividade a que se dedicou nessa época; sobressaiu, também, no desporto e nos estudos, onde foi considerado um aluno acima da média. Na juventude, já estudando no respeitado Ripon College, em Wisconsin, continuou a cantar aos fins de semana por diversão, associando-se a um grupo local chamado The Indigos.

 

Em 1975, após uma pequena temporada no Bla Bla Cafe, ainda em Los Angeles, Al Jarreau foi descoberto pela Warner Bros Records e assinou um contrato de gravação. O seu primeiro álbum lançado por aquela etiqueta, We Got By, foi aclamado pela crítica e projetou a sua fama internacional, chegando a receber um Grammy na Alemanha, facto que se repetiu com o lançamento do seu segundo álbum, Glow.

 

O seu quarto álbum, All Fly Home, foi lançado em 1978 com muitos elogios na Imprensa, o que lhe rendeu um segundo Grammy nos Estados Unidos como melhor vocalista de Jazz.

 

Nos anos de 1980, o álbum Breakin’ Away (1981), que incluiu a faixa We’re in This Love Together, foi campeão de vendas e rendeu-lhe mais dois Grammy (Melhor Vocalista Pop Masculino e Melhor Vocalista Masculino de Jazz).

 

Em 1992, com o álbum Heaven and Earth, recebeu o seu quinto Grammy, como Melhor Vocalista de R&B.

 

O ano de 1996 trouxe um novo desafio à sua carreira: aceitou permanecer três meses na Broadway protagonizando o musical Grease com muito sucesso.

 

Pela sua carreira, Al Jarreau foi distinguido com uma estrela no Hollywood Walk of Fame, eternizando-o como um dos melhores cantores da sua geração.

 

Fotos: Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram