Marraquexe
1001 noites de aventura

Famosos

Qui, 25/04/2013 - 23:00

A cada geração os ocidentais encontram novas razões para ir a Marraquexe. Cenário de grandes clássicos da indústria cinematográfica, a Cidade Vermelha, identificada assim devido aos tons em rosa forte da sua arquitetura, é um lugar exótico onde as especiarias, as casas, as cores, os bazares, nos acionam todos os sentidos. Rapidamente somos absorvidos pelos diversos aromas, pelo som hipnótico das orações amplificado pelos altifalantes das mesquitas e por um mar de gente, bicicletas e motorizadas que circulam nas ruas.

Marraquexe, que é a segunda maior cidade marroquina, não tem muitos monumentos e edifícios históricos. A sua beleza reside na atmosfera e ambientes incomparáveis. A praça de Jemaa-el-Fna, o coração da Medina, zona histórica da cidade, inserida numa fortificação milenar, é local ideal para iniciar uma aventura mágica. Aqui, vai encontrar encantadores de serpentes, dançarinos Chleuh, artistas de fogo e muito mais. Bancas com comida e lojas para todos os gostos a preços “ajustáveis” enchem o restante espaço.

A arte de bem negociar os preços é exigida e faz parte da tradição de comercialização do mundo árabe. À medida que vai explorando os labirínticos souks, palavra árabe para mercados, irá ser confrontado com esta realidade. Uma experiência mítica para quem visita Marraquexe.
Perto de Jemaa-el-Fna fica a Mesquita da Koutoubia, um dos sítios mais visitados da cidade. Apesar de ser proibida a entrada a não muçulmanos é local de eleição para sessões fotográficas.

É difícil sugerir um roteiro em Marraquexe. O ideal é deixar-se seduzir pelos seus contrastes, pelo cheiro de flor de laranja misturado com o aroma intenso das especiarias como o cominho, curry e canela. Deite fora os mapas e percorra livremente os mercados extravagantes e coloridos. Experienciará sensações inigualáveis.

Texto: Nuno Dias; Fotos: Thinkstock

Siga a Revista VIP no Instagram